E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Doenças emergentes, alertas sanitários
Monkeypox - Informes

Informe da Sala de Situação Monkeypox - nº 13 - 04.06.2022

"O Informe da Sala de Situação tem como objetivo divulgar de maneira rápida e eficaz as orientações para resposta ao evento de saúde pública de possíveis casos de Monkeypox, bem como direcionar as ações de vigilância quanto à definição de caso, processo de notificação, fluxo laboratorial e investigação epidemiológica no país."

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/svs/resposta-a-emergencias/sala-de-situacao-de-saude/sala-de-situacao-de-monkeypox/atualizacao-dos-casos-no-brasil/informe-da-sala-de-situacao-monkeypox-no-13-04-06.2022/view

Equipe Riscobiologico.org


-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 


Enviada em 07/06/2022

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação - Livro

Colegas, lançamento:

COSTA, M.A.F.; COSTA, M.F.B. Biossegurança: origens, conceitos e ensino. USA: Amazon, 2022. E-book. Também em edição impressa

O livro faz um resgate histórico de vários momentos da Biossegurança.

Sumário

Introdução (situando a biossegurança)
Conceitos estruturantes da biossegurança
A Biossegurança Legal
A Biossegurança Praticada
A Profissionalização da Biossegurança no Brasil
Gestão da Biossegurança no Contexto da Segurança e Saúde no Trabalho
Ensino e Competências em Biossegurança na Área da Saúde
Competências para o Ensino da Biossegurança na Área da Saúde
Uma Base Didática para o Ensino da Biossegurança
Qualidade e Biossegurança nos Laboratórios Didáticos / Ensino
Os Primeiros Livros de Biossegurança
Finalizando
Referências Bibliográficas
Outros Livros dos Autores202

https://www.amazon.com/dp/B08WNSJLWZ/ref=rvi_sccl_1/141-7797003-8352545?pd_rd_w=zIVLQ&content-id=amzn1.sym.f5690a4d-f2bb-45d9-9d1b-736fee412437&pf_rd_p=f5690a4d-f2bb-45d9-9d1b-736fee412437&pf_rd_r=05T8EJ5DWX1CJND7AE3C&pd_rd_wg=KuYF7&pd_rd_r=373d3788-8a88-41fc-87bc-676cef11e6a2&pd_rd_i=B08WNSJLWZ&psc=1

Abraço,

Marco


-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 


Enviada em 06/06/2022

Ver o debate

Material bilbiográfico e educativo
Material bibliográfico - Acidente e Incidente

Caros colegas,

Publicado o artigo: COSTA, M.A.F.; COSTA, M.F.B. Acidente e incidente: desmistificando o descompasso conceitual existente. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v.8, n.5, p. 31 - 51, 2022.

Resumo: O artigo discute os conceitos de incidente e acidente, que nem sempre são entendidos adequadamente, inclusive por profissionais da área de segurança e saúde ocupacional (SSO), e, também, pela mídia, ocasionando, muitas vezes informações distorcidas. Para tanto, foi realizado um estudo descritivo-bibliográfico. Espera-se que este artigo seja uma base de trabalho para docentes dos níveis Médio e Superior que lecionam disciplinas relacionadas a SSO, e contribua para uma melhor compreensão desses conceitos, assim como, para um melhor processo comunicacional em coberturas jornalísticas.

Palavras-chave: Segurança e saúde ocupacional. Biossegurança. Riscos ocupacionais.

https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/5282/2029

Prof. Marco Costa

[ + ] Exibir tudo


Enviada em 02/06/2022

Ver o debate

Doenças emergentes, alertas sanitários
Monkeypox - Nota técnica ANVISA

NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 03/2022 - ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO E CONTROLE DA MONKEYPOX NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/servicosdesaude/notas-tecnicas/nota-tecnica-gvims-ggtes-anvisa-no-03-2022-orientacoes-para-prevencao-e-controle-da-monkeypox-nos-servicos-de-saude/

Equipe Riscobiologico.org


-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 


Enviada em 01/06/2022

Ver o debate

Doenças emergentes, alertas sanitários
Monkeypox - Resíduos de Serviços de Saúde

Boa tarde,

Como proceder com resíduos de pacientes suspeitos de terem Monkeypox ?

Obrigada,

Cristiane


-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 


Enviada em 31/05/2022

Ver o debate

Material bilbiográfico e educativo
Material didático - Plumas cirúrgicas

Bom dia a todos,

Segue o link da apresentação que trata sobre plumas cirúrgicas (laser) ou fumaça cirúrgica, abordando seus riscos, profissionais expostos e medidas de controle.

https://segurancaesaudeocupacional.blogspot.com/2022/05/plumas-cirurgicas.html

Atenciosamente,

Marcelo Ferreira
Biólogo e Gestor em QSMS

 

-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 


Enviada em 27/05/2022

Ver o debate

Doenças emergentes, alertas sanitários
Alerta sanitário - Monkeypox

COMUNICAÇÃO DE RISCO

Casos notificados de Monkeypox (varíola dos macacos) em 14 países

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde - CIEVS Nacional

Com definições de casos e recomendações aos profissionais de saúde

www.riscobiologico.org/lista/20220524_01.pdf

Equipe Riscobiologico.org


-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 


Enviada em 24/05/2022

Ver o debate

Legislação e normatizações
Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho

Opinião!!!

Creio que tem poucos colegas que trabalham em Estabelecimentos Assistências de Saúde, EAS cfe nomenclatura instruída pela NR32. Tenho dito a colegas da área, do porquê o SESMT não tem força pra tentar implantar política de prevenção em SST, o que percebo, é que nós do SESMT somos tratados como Depto de Execução e não de Assessoramento, e tbm por não estarmos subordinados a Deptos de decisão, como é o caso das Diretorias, talvez um dia, o cargo mais alto, Presidente ou Diretor Geral, pretenda nos dar a oportunidade de sermos de fato, eficazes e eficientes no combate à redução de acidentes e doenças do Trabalho. E resolva, modificar o organograma atual, e nos inserir nalguma diretoria. A exemplo do que
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 18/05/2022

Ver o debate

Doenças emergentes, alertas sanitários
COVID-19 - Insalubridade

Boa tarde!

Alguém tem alguma referência em relação ao pagamento de insalubridade em setores de farmácias hospitalares e setores administrativos? E ainda, aumento de insalubridade de (20 para 40%) dos setores que faziam atendimentos à pacientes com COVID, no período de calamidade pública?

Desde já agradeço,

Simone
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Ribeirão Preto


-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 


Enviada em 18/05/2022

Ver o debate

Sistemas de vigilância e números em geral
Vigilância - Lista Nacional de Notificação Compulsória


PNC!!!

MS inclui covid19 em lista de notificação compulsória

A comunicação pode ser feita à autoridade de saúde competente por qualquer pessoa, em casos de suspeita ou confirmação de doença ou agravo (dano) em paciente. No caso de profissionais da saúde, ela é obrigatória.

"Esta portaria dispõe sobre a inclusão do Sars-CoV-2 no item da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associada a coronavírus e, também, sobre a inclusão da covid-19, da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) associada à covid-19 e da Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Adultos (SIM-A) associada à covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional", detalha a Portaria nº 1.102.

At

Bartolomeu Dias -
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 17/05/2022

Ver o debate

Anterior | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | Próxima
Primeira | Última
 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom