Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Legislação e normatizações Regulamento Sanitário Internacional
"Fiocruz e USP divulgam nota sobre riscos do atraso no acordo sobre pandemias para a AMS
Teve início na segunda-feira (27 maio) e vai até o sábado (1º de junho) a 77ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), em Genebra, na Suíça. A assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), que este ano tem como tema Todos pela saúde. Saúde para todos, conta com a participação de lideranças globais, como o Brasil. Entre os principais temas a serem debatidos estava um tratado global sobre pandemias; o texto, porém, não ficou pronto para a cúpula desta semana diante da falta de consenso entre seus negociadores.
A expectativa era a de que houvesse a aprovação de um novo instrumento internacional sobre preparação, prevenção e resposta a
[ + ] Exibir tudo
pandemias. Apesar de progressos nas negociações, divergências entre os negociadores persistem. Para explicar os riscos que este atraso implica, a coordenação do Grupo de Trabalho (GT) Acordo sobre Pandemias e Reforma do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) - Fiocruz/USP elaborou uma nota sobre o adiamento da conclusão do acordo (Disponível em https://saudeglobal.org/atualidades/nota-da-coordenacao-do-gt-sobre-o-adiamento-da-conclusao-do-acordo-sobre-pandemias)."
Imunizações COVID-19 - Estratégia de vacinação 2024
"Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra Covid- 19
Resumo e video da campanha em https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2024/covid-19
Esquema vacinal - 2024:
- Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacina foi incluída no Calendário de Vacinação. - Dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais, independentemente do número de doses prévias recebidas. - Vacinação de pessoas com mais de cinco anos que não pertencem aos grupos prioritários: poderão receber uma dose.
A mudança para 2024 passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e considerou as atuais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre priorização de vacinação para os grupos de alto risco e aqueles mais expostos."
Documento com
[ + ] Exibir tudo
a Estratégia de vacinação contra COVID-19 2024 - https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/publicacoes/estrategia-de-vacinacao-contra-a-covid-19-2024
Equipe Riscobiologico.org
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Material bilbiográfico e educativo Material educativo - Jornadas em turnos
"O Elas Na Proteção desta semana traz uma entrevista com a pesquisadora e professora Frida Marina Fisher, uma das maiores autoridades mundiais quando o tema é trabalho em turnos e trabalho noturno.
Ela conta como o tema surgiu na sua vida a partir da orientação do professor Diogo Pupo Nogueira. Frida coordena pesquisas em outras áreas e lembra que um dos problemas das pessoas hoje é separar o trabalho do não trabalho, especialmente agora em tempos de home office.
Na conversa com Carol Varella e Fabi Raulino, a pesquisadora fala de um convite que recebeu do Supremo Tribunal Federal para falar sobre temas ligados às jornadas em turnos. As perguntas simples dos desembargadores a fizeram refletir que o resultado do trabalho dos pesquisadores
Material bilbiográfico e educativo Material bibliográfico - Resistência antimicrobiana
WHO bacterial priority pathogens list, 2024: Bacterial pathogens of public health importance to guide research, development and strategies to prevent and control antimicrobial resistance
Tradução livre:
Lista de patógenos bacterianos prioritários da OMS, 2024: Patógenos bacterianos de importância para a saúde pública para orientar a pesquisa, o desenvolvimento e as estratégias para prevenir e controlar a resistência antimicrobiana
A Lista de Patógenos Bacterianos Prioritários da OMS de 2024 (OMS BPPL) é uma ferramenta importante na luta global contra a resistência antimicrobiana. Com base na edição de 2017, o BPPL da OMS de 2024 atualiza a priorização de agentes patogénicos bacterianos resistentes aos antibióticos para enfrentar os desafios crescentes da resistência aos antibióticos. A lista categoriza estes agentes patogênicos em grupos críticos, de alta e
[ + ] Exibir tudo
média prioridade para informar a pesquisa e as intervenções de saúde pública.
A BPPL da OMS de 2024 abrange 24 agentes patogênicos, abrangendo 15 famílias de agentes patogênicos bacterianos resistentes a antibióticos. Entre elas, destacam-se as bactérias Gram-negativas resistentes a antibióticos, Mycobacterium tuberculosis resistente a medicamentos e outros patógenos resistentes de alta carga, como Salmonella, Shigella, Neisseria gonorrhoeae, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. A inclusão destes agentes patogénicos na lista sublinha o seu impacto global em termos de carga, bem como questões relacionadas com a transmissibilidade, tratabilidade e opções de prevenção.
Disponível em https://www.who.int/publications/i/item/9789240093461
Equipe Riscobiologico.org
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Sistemas de vigilância e números em geral Sistemas de Vigilância - Acidentes de trabalho
PNC!!! Notificações de Acidentes de Trabalho (CAT) Segundo o observatório de Segurança e Saúde no Trabalho - Brasil na Década de 2012/2022, apresentam um demonstrativo de ocorrências, e o setor da economia com a maior quantidade de trabalhadores afastados por acidentes de trabalho. 1. Foi o de Atividades de Atendimento Hospitalar ( EAS/NR32, grifo meu). Foram 603.631 casos, ou seja com 10.4% Pergunta que não quer calar: 1- se o Empregador trocasse a pseudo proteção da Insalubridade por Periculosidade e Penosidade ( pudéssemos acumular) teríamos menos AT??? 2- Se tivéssemos implantado em todos os EASs a RE09/2003 e o PMOC/2018, teríamos menos ATs??? https://www.rsdata.com.br/quais-sao-as-estatisticas-de-acidentes-de-trabalho-no-brasil/
At Bartolomeu Dias 081 988949704 Téc de Seg do Trabalho RegProfPE372.7MTE
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de
"A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em conjunto com a Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI) e a Secretária da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, lança nota técnica sobre as indicações de quimioprofilaxia na leptospirose. Essa é a primeira iniciativa de uma força-tarefa liderada pela SBI e seus parceiros regionais e será dado todo o apoio técnico necessário para questões de saúde.
O objetivo é ajudar, da melhor forma possível, as vítimas da tragédia que está acontecendo no Rio Grande do Sul. A colaboração com a SGI e a Secretária de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul visa somar esforços afim de compartilhar orientações técnicas, cientificamente comprovadas, diante do risco alto de doenças de transmissão hídrica como a
[ + ] Exibir tudo
leptospirose
Essa colaboração especial vai continuar em conjunto com essas entidades de saúde para atender necessidades iminentes da população gaúcha. A força-tarefa da SBI dará suporte técnico necessário para minimizar os enormes problemas relacionados à saúde da população nesse período de fortes chuvas, que já levou a mortes, muitas pessoas desabrigadas e um problema social de alta complexidade.
Nota Técnica Conjunta: Indicações de Quimioprofilaxia Na Leptospirose
A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria do gênero Leptospira, comumente adquirida através do contato com água ou solo contaminados pela urina de animais infectados. Após eventos como enchentes, há um aumento do risco de transmissão."
Disponível em https://infectologia.org.br/2024/05/06/nota-tecnica-conjunta-indicacoes-de-quimioprofilaxia-na-leptospirose/
Lamentamos profundamente e gostaríamos de manifestar nosso pesar e solidariedade aos listeiros, seus familiares e amigos, que estão enfrentando a tragédia das chuvas devastadoras e inundações no estado do Rio Grande do Sul.
Equipe Riscobiologico.org
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Dia Mundial de Higienização das Mãos
"05/05 - Dia Mundial de Higienização das Mãos
Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecção Hospitalar (ABIH)
05 de maio, celebramos o Dia Mundial de Higiene das Mãos com um compromisso renovado com a saúde hospitalar!
Nossas mãos são uma poderosa ferramenta na luta contra infecções hospitalares. Como profissionais de saúde, reconhecemos a importância vital da higiene das mãos para a segurança de nossos pacientes e colegas.
Cada lavagem de mãos é um ato de proteção, um escudo contra a propagação de germes e infecções. Vamos reforçar nosso compromisso com práticas de higiene rigorosas e garantir que cada paciente receba cuidados em um ambiente limpo e seguro.
Juntos, podemos fazer a diferença na saúde de nossa comunidade hospitalar. Vamos higienizar as mãos e salvar vidas!"
Cartaz
[ + ] Exibir tudo
da OPAS para o Dia Mundial de Higiene das Mãos - https://abih.org.br/down/2024-cde-hygiene-posters-day-professionals-pt.pdf
Material bilbiográfico e educativo Material bibliográfico - Aspectos psicossociais do trabalho
"Avaliação dos aspectos psicossociais do trabalho no Brasil no contexto da saúde do trabalhador: uma revisão de escopo
Objetivo: Descrever dimensões da avaliação dos aspectos psicossociais do trabalho (APST) encontradas na literatura e em documentos normativos no Brasil.
Revisão de escopo com busca de artigos nas bases Portal da Biblioteca Virtual em Saúde do Brasil, Web of Science e Medline, publicados de 2017 a 2021. Também incluíram-se documentos governamentais brasileiros com orientação ou indicação para avaliação dos APST.
Foram selecionados 58 artigos e 22 documentos governamentais. Destes, 75,9% são estudos de delineamento quantitativo transversal. A área da saúde foi o principal campo de estudo, assim como a categoria dos profissionais de enfermagem. Dos documentos governamentais, 63,6% classificam-se como materiais de suporte técnico, a maioria