E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Material bilbiográfico e educativo
Segurança do Paciente - Estética

Boas Práticas em Segurança do Paciente na Enfermagem Estética
REBRAENSP- RJ
https://drive.google.com/file/d/1joEMpm6_U0ug5Tcj__GMG1PrGXAo9mUR/view
Equipe Riscobiologico.org


-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 


Enviada em 26/11/2025

Ver o debate

Legislação e normatizações
Protocolos de prevenção de infecção pelos serviços de saúde

Orientações para implementação de protocolos de prevenção de infecção pelos serviços de saúde
"A Anvisa publica esta Nota Técnica orientando aos serviços de saúde que implementem protocolos de prevenção de IRAS em todas as suas unidades/setores e também para disponibilizar modelos de protocolos de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), elaborados juntamente com profissionais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), para serem adaptados e implementados pelos serviços de saúde do país que ainda não possuem esses protocolos.
A implementação desses protocolos contribuirá com a promoção da melhoria da qualidade da assistência prestada por meio do aumento da eficiência das medidas de prevenção das IRAS e, consequentemente, com a segurança dos pacientes que necessitam de assistência à saúde
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 26/11/2025

Ver o debate

EPI, EPC, Precauções e Isolamentos
COVID-19 - Uso de equipamentos de proteção individual

Uso de equipamentos de proteção individual entre enfermeiros nos períodos pré e pós-vacinação contra a COVID-19

Disponível em https://www.scielo.br/j/rlae/a/Z4fL7qxNh3f86kFdQHyL8dj/?format=pdf&⟨=pt

Objetivo: comparar o uso de equipamentos de proteção individual entre enfermeiros nos períodos pré e pós-vacinação contra a COVID-19 no estado da Paraíba.

Equipe Riscobiologico.org


-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 


Enviada em 25/11/2025

Ver o debate

Material bilbiográfico e educativo
Material bibliográfico - Telenfermagem

Guia de Boas Práticas em Telenfermagem

"A história deste guia começa com uma inquietação comum entre os membros da Câmara Técnica de Enfermagem Digital (CTED): como oferecer suporte prático e confiável aos profissionais de Enfermagem diante das novas demandas do cuidado mediado por tecnologias de informação e comunicação? Com essa pergunta em mente, iniciamos uma jornada que, embora silenciosa aos olhos do público, foi repleta de dedicação, reflexão crítica e colaboração"

Livro - COREN SP - 2025

Disponível em https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/08/guia_de_boas_praticas_de_telenfermagem.pdf

Equipe Riscobiologico.org

-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 

 


Enviada em 21/11/2025

Ver o debate

Microrganismos multirresistentes
Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso dos Antimicrobianos

Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso dos Antimicrobianos

Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2025/fique-ligado-na-semana-mundial-de-conscientizacao-sobre-o-uso-dos-antimicrobianos

"A Anvisa convida você a se engajar nas ações da Semana Mundial de Conscientização sobre o uso dos Antimicrobianos, iniciativa coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH). Com o tema "Vamos agir agora. Juntos, protejamos o presente. Cuidemos do nosso futuro", a campanha deste ano destaca a necessidade urgente de ações ousadas, coordenadas e intersetoriais para combater a resistência aos antimicrobianos, um problema grave e global.

De hoje, 18 de novembro, até o dia 24, a campanha deverá ampliar a conscientização e incentivar as melhores práticas entre o público em geral, profissionais de saúde, agricultores, profissionais
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 19/11/2025

Ver o debate

Material bilbiográfico e educativo
Material bibliográfico - Inteligência Artificial / Saúde pública

Manual com orientações para criar prompts de Inteligência Artificial (IA) que gerem conteúdo confiável e ético em saúde pública

https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/68541/PAHOEIHIS250008_eng.pdf

Publicado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)

Fonte: https://www.paho.org/es/noticias/20-10-2025-ops-publica-guia-para-disenar-instrucciones-inteligencia-artificial-salud

Equipe Riscobiologico.org

-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 

 


Enviada em 18/11/2025

Ver o debate

Legislação e normatizações
Legislação - Enfermagem

Código de Ética e Principais Legislações para o Exercício da Enfermagem

https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/04/codigo-de-etica-profissional-enfermagem-2025.pdf

Livro - COREN SP - 2025

"Como sabemos, o exercício da enfermagem exige não apenas competência técnica, mas também um profundo comprometimento com princípios éticos e legais que orientam a profissão. Para que possamos garantir uma prática segura e de qualidade à população, é essencial que os profissionais estejam familiarizados com as normas e leis que regem seu trabalho."

Equipe Riscobiologico.org


-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 

 


Enviada em 17/11/2025

Ver o debate

Riscos ocupacionais não-biológicos
Radiologia - Enfermagem

Trabalho de enfermagem em serviço radiológico

Prezados

Gostaria de ouvir a opinião baseada em evidência e na legislação, particularmente NR32, RDC e CNEB, deste fórum , acerca do trabalho do profissional de e enfermagem no atendimento de pacientes que vão realizar procedimentos de radiologia incluindo tomografia e ressonância nuclear magnética. O trabalho inclui a recepção do paciente, cuidados com o paciente, e sob orientação médica puncionar para injeção de contraste.

A questão é que se trata de uma técnica de enfermagem deslocada da assistência para esse trabalho específico e carga horária comercial de segunda à sábado . Nossa dúvida está na revisão do adicional de insalubridade e com relação a avaliação da exposição à radiação ionizante bem como uso de EPIs incluindo o uso
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 17/11/2025

Ver o debate

Legislação e normatizações
Equipamentos e Dispositivos Médicos

Anvisa publica nova versão de manual para regularização de equipamentos médicos

"Anvisa publicou uma nova versão do Manual para Regularização de Equipamento Médico e Software como Dispositivo Médico na Anvisa (https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/produtos-para-a-saude/manuais/manual-regularizacao-gquip).

A atualização do manual faz parte do processo contínuo de revisão dos Manuais de Registro de Materiais de Uso em Saúde e de Equipamentos, e tem como principal objetivo alinhar esse conteúdo ao novo arcabouço regulatório da área. Entre as normas consideradas na atualização, estão as seguintes Resoluções da Diretoria Colegiada:

- RDC 751/2022 - trata da classificação de risco, regimes de notificação e registro, além dos requisitos de rotulagem e instruções de uso de dispositivos médicos.
- RDC 657/2022 - dispõe sobre a regularização de software como dispositivo médico (Software as a
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 13/11/2025

Ver o debate

Material bilbiográfico e educativo
Material bibliográfico - Acidentes de trabalho / Óbitos

Prezados colegas,

Seguem 2 publicações de 2025 sobre acidentes de trabalho fatais no Brasil:

- Occupational accident fatalities in Brazil: A time series study from 2011 to 2021
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC12002465/

- Fatal occupational accidents in Brazil: A national case-control study using 2023 data
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1807593225002169

Equipe Riscobiologico.org


-------------------------------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 

 


Enviada em 11/11/2025

Ver o debate

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próxima
Primeira | Última
 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom