Recebi este comunicado da Lisas e tenho visot comentários discordantes sobre o tal caramujo. Alguém tem alguma informação mais precisa. Se é o que estou pensando, aqui em Bauru temos dele também.
Existe mesmo este risco , e se sim que doença é esta já esta devidamente descrita?
Liliana
Liliana Junqueira de P. Donatelli
Consultora de Biossegurança Cristófoli
Bióloga CRB 18469/01-D
Mestranda em Saúde Coletiva FMB-UNESP
tel 0 XX- 14-32241003 cel - 0 XX-14-9771-5273
E-mail lilianadonatelli@uol.com.br
[LISAS] Caramujos africanos, infestação - SP (Ribeirão Preto)
Caramujos africanos, infestação - SP (Ribeirão Preto)
Um mensagem de LISAS
Visite nossa pagina do web http://www.lisas.org.br
Prezados leitores, mandem seus comentarios para Data: 16 Dez 2004 09:50:18
De: Tatyane Leandro de
Técnicos de Saúde de Ribeirão Preto estão alertando moradores de áreas infestadas pelo caramujo africano sobre os perigos que o molusco pode trazer à saúde.
Os bairros mais atingidos são Jardim Palmares, Novo Mundo e Jardim Zara. Se contaminado, o caramujo transmite doenças que podem perfurar o intestino, como peritonite e hemorragia abdominal, podendo levar à morte.
Os técnicos dizem ainda que só se deve manusear o molusco com luvas e colocá-los em uma solução com água e sal, ou água sanitária durante uma hora.
Depois, eles devem ser jogados no local oficial de lixo e não devolvidos ao meio ambiente.
LISAS = Lista de Adversidades em Saúde
Aceitamos tudo que trata de epidemias, surtos de doenças, reações adversas devido a antibióticos, vacinas, drogas ou produtos médicos, etc. com foco no Brasil. Queremos discussão. Mas não tratamos de notícias de campanhas de vacinação, produtos anti-tabagismo, etc.
1) Mensagens para LISAS deverão ser enviadas para lisas@lisas.org.br.
2) Para se inscrever (grátis) enviar a seguinte mensagem para : subscribe lisas
3) Para sair da lista enviar a seguinte mensagem para : unsubscribe lisas
4) Inscrições e cancelamentos podem ser feitos também pelo site LISAS no endereço: www.lisas.org.br
5) Para obter mensagens arquivadas, basta enviar a seguinte mensagem para : get lisas AAAA/AAMMDDxx.msg
Por exemplo: get lisas 2002/020814ab.msg obterá "Meningite -RJ" que foi a segunda mensagem de 14/08/2002
Pode-se também consultar as mensagens pelo site www.lisas.org.br
6) LISAS faz o maior esforço possível para que os relatórios colocados em nossos envios sejam verificados, mas não podemos garantir a veracidade nem comprovar quão completa é a informação ou qualquer declaração ou opinião baseada na mesma. O leitor assume todos os riscos ao usar a informação apresentada ou arquivada por LISAS.
-------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Resíduos de Serviços de Saúde Resíduos de Serviços de Saúde - Grupo A
Colegas,
O que acham da definição abaixo ?
Silvio Valle
GRUPO A
Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção.
A1
- Culturas e estoques de microrganismos; resíduos de fabricação de produtos biológicos, exceto os hemoderivados; descarte de vacinas de microrganismos vivos ou atenuados; meios de cultura e instrumentais utilizados para transferência, inoculação ou mistura de culturas; resíduos de laboratórios de manipulação genética.
- Resíduos resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação biológica por agentes classe de risco 4, microrganismos com relevância epidemiológica e risco de disseminação ou causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de
[ + ] Exibir tudo
transmissão seja desconhecido.
- Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por má conservação, ou com prazo de validade vencido, e aquelas oriundas de coleta incompleta.
- Sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, contendo sangue ou líquidos corpóreos na forma livre.
A2
- Carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais submetidos a processos de experimentação com inoculação de microorganismos, bem como suas forrações, e os cadáveres de animais suspeitos de serem portadores de microrganismos de relevância epidemiológica e com risco de disseminação, que foram submetidos ou não a estudo anátomo-patológico ou confirmação diagnóstica.
A3
- Peças anatômicas (membros) do ser humano; produto de fecundação sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros ou idade gestacional menor que 20 semanas, que não tenham valor científico ou legal e não tenha havido requisição pelo paciente ou familiares.
A4
- Kits de linhas arteriais, endovenosas e dialisadores, quando descartados.
- Filtros de ar e gases aspirados de área contaminada; membrana filtrante de equipamento médico-hospitalar e de pesquisa, entre outros similares.
- Sobras de amostras de laboratório e seus recipientes contendo fezes, urina e secreções, provenientes de pacientes que não contenham e nem sejam suspeitos de conter agentes Classe de Risco 4, e nem apresentem relevância epidemiológica e risco de disseminação, ou microrganismo causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmissão seja desconhecido ou com suspeita de contaminação com príons.
- Resíduos de tecido adiposo proveniente de lipoaspiração, lipoescultura ou outro procedimento de cirurgia plástica que gere este tipo de resíduo.
- Recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, que não contenha sangue ou líquidos corpóreos na forma livre.
- Peças anatômicas (órgãos e tecidos) e outros resíduos provenientes de procedimentos cirúrgicos ou de estudos anátomo-patológicos ou de confirmação diagnóstica.
- Carcaças, peças anatômicas, vísceras e outros resíduos provenientes de animais não submetidos a processos de experimentação com inoculação de microorganismos, bem como suas forrações.
- Bolsas transfusionais vazias ou com volume residual pós-transfusão.
A5
- Órgãos, tecidos, fluidos orgânicos, materiais perfurocortantes ou escarificantes e demais materiais resultantes da atenção à saúde de indivíduos ou animais, com suspeita ou certeza de contaminação com príons.
Fonte: RESOLUÇÃO - RDC N.º 33, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2003 da ANVISA
-------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Conceitos e condutas gerais Cateteres intravasculares - Agulha tipo Huber
A agulha Huber é conhecida pela particularidade de permitir a punção do Cateter Totalmente Implantável (CTI), preservando seu silicone. Trabalho com Auditoria de Enfermagem e gostaria de saber se o uso dessa agulha é "OBRIGATÓRIO", pois seu custo é elevado e o tratamento quimioterápico, por si só, já é extremamente elevado.
Grata
Ana Maria - Enfermeira
Auditora - Jaú/SP
-------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Esterilização, desinfecção, antissepsia Desinfecção de máscaras de nebulização
Boa tarde!
Gostaria da ajuda de vcs para uma dúvida: quando procedo a desinfecção, por exemplo, de máscaras de nebulização, inaladores e guedel com hipoclorito de sódio a 1%, devo utilizar água e luva estéreis para o enxágue?
Obs: considerar que o material foi lavado previamente com água e sabão, e, após secos deverão ficar nesta imersão de hipoclorito por 30 minutos.
Grata!
Denise M. dos Santos - Enfermeira CCIH
Hospital Unimed Rio Claro - (19)3522-7100
denise@unimedrc.com.br
-------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de website
Olá pessoal,
Mais uma novidade !
Um abraço
Nestor
GOOGLE LANÇA FERRAMENTA PARA BUSCA CIENTÍFICA
O Google lançou oficialmente nesta quinta-feira (18/11) uma nova ferramenta de busca voltada a cientistas e pesquisadores acadêmicos.
O Google Scholar, nome que leva o dispositivo, é um serviço gratuito oferecido em versão beta que permite aos usuários procurar documentos literários e científicos, teses, livros e relatórios técnicos. O novo serviço acessa informações a partir de fontes como publicações acadêmicas, universidades e grupos de profissionais especializados. A
ferramenta também analisa automaticamente e extrai citações de determinado documento, além de apresentar resultados separados. Com isso, os usuários podem encontrar referências de trabalhos antigos que
poderiam existir somente em livros ou outras publicações impressas. Até
[ + ] Exibir tudo
o momento, não existem anúncios publicitários acompanhando os resultados
da busca. Entre os tópicos abordados estão medicina, física, economia e ciências da computação. Os documentos no índice de busca estão escritos
em inglês, alemão, francês, italiano, espanhol e português.
Endereço: http://scholar.google.com/
-------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Doenças emergentes, alertas sanitários Alerta sanitário – Interdição de medicamento pela ANVISA
Anvisa interdita medicamento contra hipertensão
A Anvisa determinou a interdição cautelar, em todo o território nacional, do lote 1618 do medicamento Genoptril 25mg, comprimidos. A RE nº 1.935 foi publicada no Diário Oficial da União de 8 de dezembro de 2004.
A medida foi tomada porque o medicamento, fabricado pelo laboratório Genoma e usado como anti-hipertensivo, apresentou teor de captopril abaixo do indicado no lote avaliado. O laboratório pode solicitar a contraprova.
Paulo Roberto Rebello
-------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Curso - SP
Caros Amigos!
Devido a inúmeras solicitações dos participantes do Seminário Gestão Ambiental para Setor Saúde realizado dia 08 p.p. (ver: http://www.maisprojetos.com.br/setor_saude.htm ), e em continuidade as atividades de difusão e incentivo a adoção das boas práticas ambientais nas empresas e instituições, estaremos realizando dia 13/01/2004, curso introdutório para formação de consultores internos de gestão ambiental com ênfase na elaboração do PGRSS - Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde (ver programação abaixo). As vagas são limitadas e as inscrições só podem ser feitas pela Internet no link: http://www.maisprojetos.com.br/agenda/info_cursos_saude.htm
GERENCIAMENTO AMBIENTAL PARA SETOR SAÚDE
Leitura e Interpretação da Norma RDC-33 -Anvisa
Introdução a formação de consultores internos em gestão ambiental para elaboração e implantação do PGRSS - Programa de
[ + ] Exibir tudo
Gerenciamento de Resíduos de Saúde
Justificativa: Em virtude da urgente questão ambiental para o setor saúde (implantação obrigatória - PGRSS - RDC 33 ANVISA/CONAMA 283), estamos realizando este curso de rápida especialização para introdução das principais ferramentas de gestão ambiental para o setor saúde.
Objetivos: Introduzir conceitos técnico-estratégicos da gestão ambiental corporativa e apresentar as principais ferramentas dos SGAs (Sistema de Gestão Ambiental) com ênfase no gerenciamento de resíduos de saúde em conformidade com as resoluções CONAMA/ANVISA. Ao Final do curso os participantes terão condições de identificar e implantar ferramentas de gestão ambiental em conformidade com as normas e resoluções ambientais obrigatórias para os resíduos de saúde..
Publico Alvo: Profissionais da área da saúde com funções de liderança e chefia e que atuam nos segmentos da Qualidade, Projetos, Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Proprietários, Autônomos, Consultores e Assessores ligados á área da saúde, e demais interessados no tema.
Conteúdo Programático:
BLOCO 1 - Introdução a Gestão Ambiental (8H30 - 10H00)
Evolução da percepção ambiental: Histórico e Temas Globais
· Práticas Ambientais : SGA - Sistema de Gestão Ambiental., Iso 14001, Responsible care (Atuação Responsável), Gestão Integrada, EIA/RIMA, Licenciamento Ambiental, Legislação e Órgãos Fiscalizadores
· Indicadores de Sustentabilidade: Pegada Ecológica, Desenvolvimento Sustentável , Certificações.
BLOCO 2 - NORMA RDC 33 - ANVISA (10H15 - 12H30 / 12h30 - 14h45)
Leitura e Interpretação da norma
· Estudo Ambiental
· Política Ambiental de resíduos
· Impacto de Resíduos
· Inventário de Resíduos
· Fluxo L/S
· Apresentação operacional
· Manejo (segregação, acondicionamento, identificação)
· Transporte interno
· Armazenamento temporário
· Tratamento
· Armazenamento externo
· Coleta e transporte externo
· Destinação final
· Coleta Seletiva
BLOCO 3 - PGRSS - Programa de Gerenciamento de Resíduos de Saúde - (15H00 - 18H00)
· Passo a Passo
Docentes:
* Celia Corrêa Wada - Farmacêutica, bioquímica (USP) com especialização em Análises Clínicas (SNPC), Energia Nuclear (CNEM), Ecologia (OSEC) com publicação de artigos técnicos em portais, revistas especializadas técnico-científicas de saúde e meio ambiente. Diretora Executiva da A1 Consultores Associados, Presidente do Comitê do Meio Ambiente da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio de São Paulo e do Comitê do Meio Ambiente da Câmara de Comércio da China, Presidente e fundadora da CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida.
* Marilena Lino de Almeida Lavorato, Publicitária (PUCC), com especialização em Gestão Ambiental (IETEC), Sociologia e Política (EPGSP/SP), Gestão Estratégica de Negócios (FGV), Marketing (ESPM) e História da Arte (Mube). Tem publicado artigos técnico-científicos em portais e revistas especializadas. Diretora Executiva MAISPROJETOS (Gestão Sócioambiental), Coordenadora do GMGA - Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental e do Núcleo de Estudos "Adoção das Boas Práticas Ambientais nas Empresas e Instituições" do Setor de Estudos Marketing e Relações Institucionais do Projeto BECE, Organizadora do Prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro e colunista do Jornal do Meio Ambiente. Iniciativas com o objetivo da difusão e fortalecimento do VALOR AMBIENTAL nas comunidades corporativas.
Recursos Oferecidos: Apostila, Coffee Break (2) e Certificado.
Informações: (11) 3257-9660/ 3259-1846
Realização:
* MAISPROJETOS GESTÃO SÓCIOAMBIENTAL
* CMQV - Câmara Multidisciplinar de Qualidade de Vida
Horário do Programa:
Das 08:00h às 08:30h - Credenciamento e entrega material didático
Das 08:30h às 10:00h - Bloco I
Das 10:00h às 10:15h - Coffee Break
Das 10:15h às 12:30h - Bloco II
Das 12:30h às 13:30h - Almoço
Das 13:30h às 14:45h - Continuação do Bloco II
Das 14:45h às 15:00h - Coffee Break
Das 15:00h ás 18:00h - Bloco III
Atenciosamente,
Marilena Lino de Almeida Lavorato
Coordenadora do GMGA - Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental
Diretora Executiva da Mais Projetos Gestão Sócio-Ambiental
Fones/fax: (0xx11) 3257-9660/3259-1846
Email: marilena@maisprojetos.com.br
Site: www.maisprojetos.com.br
-------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Tuberculose Tuberculose - Novo guideline CDC / EUA
Prezados colegas,
Gostaria de divulgar a publicação do novo Guideline dos CDC - EUA sobre a Prevenção da Transmissão de Mycobacterium tuberculosis em assistência à saúde - estará em consulta pública até 4 de fevereiro de 2005.
A versão, ainda não definitiva, pode ser acessada no endereço:
Um abraço
Cristiane Rapparini
Coordenação Riscobiologico.org
Infectologista - RJ
Draft TB Guidelines Available for Comment
The Centers for Disease Control and Prevention (CDC) has published a notice in the Federal Register requesting public comments on draft revised guidelines entitled Guidelines for Preventing the Transmission of Mycobacterium tuberculosis in Health-Care Settings, 2005. After reviewing the draft guidelines (1.72 MB PDF file), you can see the CDC's Federal Register Notice for instructions
[ + ] Exibir tudo
on submitting comments. The deadline for comments is February 4, 2005.
-------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.