Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Divulgação de cursos e eventos Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
28 de Abril - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho Em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho
Desde 1995, o 28 de abril vem sendo lembrado como um dia em homenagem às vítimas de acidentes, doenças e das formas degradantes de trabalho. O movimento começou no Canadá e logo se espalhou por diversos países, por iniciativa de sindicatos, federações, confederações locais e internacionais, como a Confederação Internacional das Organizações Sindicais Livres - CIOLS e o Conselho Consultivo Sindical da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - TUAC/OCDE. Em 2003, a OIT adotou o 28 de abril como o dia oficial para a segurança e saúde nos locais de trabalho.
Anualmente, segundo estimativas da OIT, ocorrem
[ + ] Exibir tudo
no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Em um terço desses casos, cada acidente ou doença representa a perda de 4 dias de trabalho. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil. Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, 5.000 pessoas devido a acidentes ou doenças relacionados com o trabalho.
No Brasil, em 2003, foram registrados 390 mil casos de acidentes e doenças no trabalho, que resultaram em 2582 mortes de trabalhadores. Esses dados, porém, são parciais, pois refletem apenas o que acontece entre os trabalhadores do mercado formal de trabalho. Ficam fora das estatísticas as ocorrências relacionadas a trabalhadores rurais, servidores públicos e a um enorme contingente de homens e mulheres que exercem atividades para o sustento próprio e de seus dependentes.
Entre nós, a data também foi celebrada pela primeira vez em 2003, por iniciativa da Fundacentro e do Ministério do Trabalho. A proposta, que vai além da celebração pura e simples da data e, mesmo da reflexão sobre o problema, traz consigo um compromisso do governo com a melhoria das condições de vida do trabalhador brasileiro.
Programação para São Paulo - SP
12:00 CUT
Ato público promovido pela Central Única dos Trabalhadores.
Local: Praça da República, Centro, São Paulo - SP.
14:30 FUNDACENTRO SP
Ato em memória das vítimas de acidentes e doenças no trabalho:
- Exibição do vídeo sobre o 28 de abril.
- Lançamento do Fórum em Defesa das Mãos, reunindo representantes do Governo, de sindicatos de trabalhadores e de empregadores e de associações profissionais.
- Palestra: A importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho envolvendo as mãos.
Por Bernardo Bedricow.
Local: Auditório da Fundacentro. Rua Capote Valente, 710, Cerqueira César, São Paulo-SP
17:00 FORÇA SINDICAL
Passeata de trabalhadores promovida pela Força Sindical, saindo da rua Tamandaré, na Liberdade, em direção à praça da Sé, Centro - SP, onde haverá concentração e realização de ato público.
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Infecção pelo HIV/AIDS Infecção pelo HIV/AIDS - Reportagem RR
FOLHA DE BOA VISTA - RR - 26/ABRIL/05
Enfermeiras podem ter contraído Aids em acidente com agulhas infectadas
LUIZ VALÉRIO
Duas auxiliares de enfermagem, que trabalham no Hospital Ruben de
Sousa Bento, em Boa Vista, podem ter sido infectadas acidentalmente com o
vírus HIV ao manusearem material biológico usados em pacientes internados no
Bloco D do hospital. A carga excessiva de trabalho, aliada à pouca vivência
em ambiente hospitalar teria sido a causa do acidente. Geralmente o bloco
recebe até 38 pacientes em situação grave.
A denúncia foi feita à Folha, no final de semana, por uma das
profissionais que trabalham no bloco D e é amiga das duas moças acidentadas.
O acidente foi confirmado pela médica infectologista do hospital,
Valdemariza Vieira Gomes, que disse que esses casos são rotineiros
[ + ] Exibir tudo
em
hospitais e que faz parte do dia-a-dia de quem trabalha no setor de
enfermagem.
Segundo a pessoa que repassou o caso à Folha, as duas auxiliares de
enfermagem estão passando por problemas psicológico por acreditarem que
contraíram o vírus HIV, responsável pelos sintomas da Aids. "A situação no
hospital é bastante delicada, pois a demanda de trabalho é muito grande para
um pequeno número de profissionais", disse a denunciante, que pediu para ter
o seu nome resguardado.
Ao conversar com a Folha, a médica Valdemariza Vieira disse que o
acidente, com material perfuro-cortante, aconteceu na quarta-feira, 20. Ela
minimizou o fato alegando tratar-se de um tipo de acidente corriqueiro que
acontece no dia-a-dia de quem trabalha em hospitais. "Todos nós estamos
sujeitos a nos acidentar", afirmou.
Conforme a infectologista, as duas auxiliares de enfermagem foram
encaminhadas para fazer exames preventivos e estão sendo submetidas ao
tratamento chamado de quimioprofilaxia, à base de medicamento
anti-retrovirais. O tratamento tem quatro semanas de duração e visa
neutralizar o vírus HIV, caso ele tenha se instalado no organismo das
acidentadas.
Valdemariza Vieira disse ainda que o governo está arcando com o
acompanhamento psicológico para as duas servidoras públicas. O profissional
de psicologia do próprio hospital está fazendo o acompanhamento das duas
auxiliares de enfermagem.
A médica reconheceu que o acidente pode ter sido decorrente do
número reduzido de auxiliares de enfermagem que trabalham no hospital,
principalmente no Bloco D, onde estão internados em média 38 pacientes em
situação grave. São pessoas portadoras dos vírus da Aids e de hepatite.
Geralmente ficam entre seis e oito profissionais de enfermagem por turno de
trabalho no bloco.
Ela atribui o ocorrido também à pouca vivência das profissionais com
o ambiente hospitalar, pois as acidentadas foram contratadas recentemente,
oriundas que são do concurso público realizado pelo Governo do Estado em
outubro de 2003. "O concurso colocou pessoas com pouca vivência profissional
dentro do hospital", justificou.
Valdemariza Vieira disse ainda que o Hospital Ruben de Sousa Bento
já não comporta a demanda de pacientes, pois foi construído para atender a
uma população de 80 mil habitantes, na década de 1980. A unidade de saúde
começou a funcionar somente no ano de 1992.
A Folha também tentou ouvir a secretária de Saúde, Eugênia Glaucy, e
o diretor do hospital, Fabian Munhoz, mas não conseguiu manter contato.
Durante todo o dia de ontem os telefones celulares dos dois estiveram, o
tempo inteiro, fora de área ou desligados. (L.V)
.................
FOLHA DE BOA VISTA-RR - CIDADES 26/ABRIL/05
Secretária de Saúde afirma que risco de contaminação é de 0,9%
A secretária estadual de Saúde, Eugênia Glaucy, disse que, ontem, ainda não tinha sido informada oficialmente pela Unidade de Vigilância Epidemiológica nem pelo Controle de Homologação Hospitalar do Hospital Rubem de Sousa Bento acerca do caso de acidente com agulhas supostamente contaminadas com vírus HIV, envolvendo duas auxiliares de enfermagem. Ela afirmou que o risco de contaminação com o vírus da Aids, nesses casos, é de apenas 0,9%.
Conforme a denúncia feita à Folha, duas servidoras que trabalham com doentes em estado grave, no Bloco D do Hospital Rubem de Sousa Bento, acabaram se ferindo com agulhas que haviam sido usadas em pacientes portadores do vírus da Aids. De acordo a médica infectologista da unidade hospitalar, Valdemariza Vieira, as servidoras estão sendo submetidas a tratamento quimioterápico profilático à base de medicamento anti-retroviral.
A secretária disse, no entanto, que o risco de contaminação com o vírus da Aids mediante acidente percutâneo (através de picada com agulha ou corte com estilete hospitalar) é de aproximadamente 0,9%. "Toda vez que acontece um acidente assim, o funcionário tem que se dirigir à Unidade de Vigilância Epidemiológica e acertar com o controle de infecção hospitalar as normas estipuladas pelo Ministério da Saúde para esses casos".
Eugência Glaucy afirmou que durante o curso de formação de enfermeiros e auxiliares de enfermagem esses profissionais recebem orientações acerca dos cuidados e técnicas que devem adotar no exercício da profissão. Assinalou que é preciso seguir todas essas normas durante as suas atividades. "Esses cuidados previnem esse tipo de acidente". A secretária disse que, somente com a notificação oficial, a secretaria poderá tomar os cuidados no sentido de proteger o trabalhador.
A secretária disse que a deficiência de funcionários na Secretaria de Saúde, que pode ter sido uma das causas do acidente com as servidoras, foi herdada do concurso público que proporcionou muito pouco à capacitação e à prática dos técnicos e auxiliares de enfermagem.
"A maior parte desses profissionais foi colocada para prestar serviço nas unidades de saúde sem observar previamente a adequação ao tipo de serviço desenvolvido. Mas eu reforço que durante a formação elas normativamente devem ter passado por matérias que tratam da proteção individual", frisou.
A secretária afirmou que deve ser realizado um processo seletivo simplificado para a contratação de profissionais para suprir as carências da Secretaria de Saúde. Isso só deve ocorrer quando todos os servidores concursados estiverem devidamente adaptados e for realizado um levantamento as áreas de maior carência. "Roraima ainda é um Estado que sofre com a carência de muitos profissionais e o auxiliar de enfermagem não está fora desse contexto", frisou.
Equipe Riscobiologico.org
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Curso - RJ
Biossegurança em Consultórios Odontológicos:
Data 26-04-2005-Vagas Limitadas!
Local ABO (Associação Brasileira de Odontologia) RJ
informações (21) 2504-0002
Endereço: rua barão de sertorio 75, bairro: rio comprido, próximo da tijuca.
Ministrante:Liliana Junqueira de Paiva Donatelli , Mestranda em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP
Consultora de Biossegurança em Saúde com Aperfeiçoamento em Biossegurança pela Fiocruz, Bióloga formada pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo-USP-SP.
Biossegurança em Odontologia
Conceitos
Legislação - Exigências: Adequando seu consultório à legislação vigente:
Instalação Física
Equipamentos
Padronização - Rotinas: Dicas práticas para facilitar o dia a dia
Controle de Infecção Cruzada
Conceitos
Principais doenças
Medidas de Prevenção: Como evitar a transmissão de doenças entre pacientes e proteger a sua equipe
[ + ] Exibir tudo
EPI
Desinfecção
Barreiras: otimizando custos e escolhendo materiais adequados para o controle de Infecção
Esterilização - Química e Física
Glutaraldeído
Estufa ou Forno de Pasteur
Autoclave - limpeza de artigos, embalagem, armazenagem, monitorização.
(indicadores químicos e biológicos)
Mensagem enviada por
Liliana
Liliana Junqueira de Paiva Donatelli
Bióloga CRB 18469/01-D
Consultora de Biossegurança em Saúde
Mestranda em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP
Tel 0XX14-3224-1003 cel 0XX14-97715273
Email lilianadonatelli@uol.com.br
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de evento científico - SP
Prezados Amigos do grupo
Encaminhamos convite de evento que será realizado pela equipe ABINEE em São Paulo
Abraços
Celia Wada
Prezada dra. Célia Wada, tendendo à solicitação da Coordenação reiteramos o convite para V.Sa. e sua estimada Equipe pretigiarem nosso Evento - Seminário de Meio Ambiente, no Anhembi, no dia 28.04.05, das 14h00min em diante, na sala 02 do Palácio das Convenções do Anhembi.
Lembramos a V.Sas. que no dia 27.04.05, às 9h00min, na sala 02 do Palácio das Convenções do Anhembi, teremos uma palestra relativa às Restrições Comerciais - Diretivas Ambientais Européias WEEE
[ + ] Exibir tudo
& RoHS, de interesse, além dos ambientalistas, também dos profissionais das Áreas de Especificação de Produtos, Projetos, Jurídico - Comercial, Promoções Comerciais, Brasil - Europa, Relações Internacionais, e Comércio Exterior.
Reiteramos o convite aos interessados para comparecerem e prestigiarem esta realização.
Solicitamos aos interessados, por favor, para facilitar o acesso e antecipar sua inscrição nestes e nos outros interessantes seminários que serão realizados na Semana de 26 a 28 de abril, no Anhembi, em São Paulo, queiram por favor servir-se da comodidade de se inscreverem pelo nosso Site: http://www.tec.abinee.org.br/
http://www.tec.abinee.org.br/s2.htm
http://www.tec.abinee.org.br/s3.htm
http://www.tec.abinee.org.br/s4.htm
http://www.tec.abinee.org.br/s5.htm
http://www.tec.abinee.org.br/s6.htm
http://www.tec.abinee.org.br/s7.htm
http://www.tec.abinee.org.br/s8.htm
http://www.tec.abinee.org.br/s9.htm
http://www.tec.abinee.org.br/s10.htm
http://www.tec.abinee.org.br/s11.htm
Estimada amiga Dra. Célia Wada, estaremos no estande ABINEE esperamos encontrá-la nesse importante Evento do Setor Eletroletrônico!
Atenciosamente,
Aurelio Barbato
Assessor de Coordenação
ABINEE
Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
http://www.abinee.org.br
Tel: 55 11 3251-1577 ramal/ext. 235 Fax: 55 11 3285-0607
e-mail aurelio@abinee.org.br
Av. Paulista, 1.313, 7.º andar
cep 01311- 923 - São Paulo - SP
Brasil
Participe do ABINEE TEC 2005 - Palácio das Convenções do Anhembi - São Paulo
25 de Abril: Fórum ABINEE TEC 2005 - Desenvolvimento Sustentável - Auditório Elis Regina
26 a 28 de Abril: Seminários das 8:30 às 18:00 horas
Informações e Inscrições: http://www.tec.abinee.org.br
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Esterilização, desinfecção, antissepsia Desinfecção de endoscópios - Ácido peracético
Bom dia a todos!
Gostaria de saber dos colegas, se alguém tem alguma referência sobre o uso do Ácido Peracético na desinfecção de equipos de endoscopia/colonoscopia, ou seja, para substituição do Glutaraldeíldo. Desde já agradeço a atenção, e uma boa semana a todos!
Atenciosamente,
Cláudio Guilherme
Segurança do Trabalho
Hospital Balbino
Tel.: 3977 2022
seg.trabalho@hospitalbalbino.com.br
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Lançamento de Livro
Aos colegas da lista,
Informamos o lançamento do livro:
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO: COMPETITIVIDADE, PRODUTIVIDADE E CIDADANIA
Autores: Marco Antonio F. Costa
Maria de Fátima B. da Costa
Editora Qualitymark, 2005
207 páginas
O livro apresenta uma discussão sobre a segurança e saúde no trabalho e capítulos referentes a agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos, e psicossociais, além de tratar questões relativas a prevenção e combate a incêndios e gestão da qualidade.
um abraço,
Marco Costa
Fiocruz - RJ
www.biosseguranca.com
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Anvisa lança consulta pública sobre Banco de Leite Humano
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, cujo tema no ano de 2005 é "Mulheres e Crianças Saudáveis", a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu, nesta sexta-feira, dia 8 de abril, consulta pública (link) sobre funcionamento do Banco de Leite Humano no país.
O documento foi elaborado com a colaboração de técnicos da Fiocruz (Instituto Fernando Figueiras) e das vigilâncias sanitárias estaduais do Rio Grande do Norte, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Durante 60 dias, a população poderá enviar críticas e sugestões, que serão consolidadas e incorporadas ao regulamento técnico.
A promoção, a proteção e o apoio à prática da amamentação natural são elementos
[ + ] Exibir tudo
fundamentais ao combate à desnutrição e à mortalidade infantil, em grande parte associadas ao desmame precoce. Neste sentido, os Bancos de Leite Humano constituem ação supletiva eficaz no âmbito das políticas públicas de amamentação, e requerem uma normalização técnica específica a fim de evitar fatores de risco à saúde dos lactentes e das mães.
Banco de Leite Humano - É um Centro especializado, obrigatoriamente vinculado a um hospital materno e/ou infantil, responsável pela promoção do incentivo ao aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do colostro, leite de transição e leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição do médico ou de nutricionista.
Termos da Proposta de Regulamento - A Consulta Pública
no28 contempla itens relacionados a: responsabilidade técnica pelo serviço; recursos humanos; infra-estrutura física; equipamentos e instrumentos; biossegurança; limpeza, desinfecção e esterilização; processos operacionais no qual são observados todos os elementos necessários às Boas Práticas de Manipulação do Leite Humano Ordenhado.
Estabelece, também, que os Bancos de Leite Humano devem apresentar indicativo de Garantia de Qualidade, segundo o qual deve ser implantado um programa de controle interno e externo da qualidade, documentado e monitorado. O item Avaliação pressupõe a realização, de forma continuada, da avaliação do desempenho das atividades do Banco, por meio de Indicadores, buscando sempre a conformidade de ações e a eficácia do produto oferecido.
Sugestões e Críticas - Os termos da proposta de regulamentação do funcionamento dos Bancos de Leite Humano estão disponíveis, na íntegra, por meio da Consulta Pública nº 28, de 5 de abril de 2005 (PDF) (link). Faça sua contribuição online (link). As sugestões também poderão ser encaminhadas por e-mail para bancodeleite.gtoss@anvisa.gov.br
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Curso - ES
CURSO ACREDITAÇÃO - VILA VELHA - ES
FORMAÇÃO DE AVALIADORES DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO
Data: 10 11 e 12 de junho de 2005 (inscrições até 3/6/2005)
Local: Vila Velha - ES
Objetivo
Capacitar profissionais da área da saúde para avaliação das organizações prestadoras de serviços de saúde, dentro dos pré-requisitos definidos pelo Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA), podendo atuar em todo o território nacional como:
- Avaliador do IQG
- Avaliador Interno de sua instituição
- Avaliador independente
Carga Horária
24 horas (conforme preconizado pela ONA).
Conteúdo Programático
-
[ + ] Exibir tudo
Histórico da Administração
- Fundamentos Históricos da Qualidade
- Diferenciação das várias ferramentas da Qualidade
- Histórico da Acreditação no Brasil
- Lógica do Processo de Acreditação
- Metodologia do Sistema
- Implementação do Sistema nas Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde
- Hospitais / Serviços de Hematologia / Laboratórios Clínicos / Serviços de Diálise
- Etapas do Processo de Implantação
- Abrangência de Avaliação
- Técnicas de Avaliação na Lógica do Sistema Brasileiro de Acreditação
- Metodologia IQG para as Avaliações
- Normas Éticas do Sistema
- Aplicação Prática dos Manuais
Local
Hospital Santa Mônica - Rodovia do Sol - km 1 - Vila Velha - ES
Investimento
- R$ 465,00.
- Inscrições feitas até 20 de maio: R$ 425,00 (Instituições associadas a Fehofes: R$ 395,00).
- As inscrições se encerram em 03/06/2005.
- Material didático e coffee break inclusos.
Retorno do Investimento
Certificado oficial do Sistema Brasileiro de Acreditação.
Informações
(27) 3314-3678 - com Ana Paula - FEHOFES
federação@ebrnet.com.br
(11) 6238-5566 - com Silvana - Pró-Saúde
cursos@prosaude.org.br
(11) 3772-2098 - com Roberta - Instituto Qualisa de Gestão
qualisa@qualisa.com.br
Inscrições
(11) 6238-5566 - com Silvana - Pró-Saúde
cursos@prosaude.org.br
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de evento científico - SP
ANVISA E CONAMA debatem no dia 26 de abril em São Paulo a nova legislação de SAÚDE e MEIO AMBIENTE para GERENCIAMENTO e DESTINAÇÃO dos RESÍDUOS
Ambiance - Consultoria em Saúde & Soluções Ambientais informa:
Setores de MEDICINA E SAÚDE - SERVIÇOS DE SAÚDE
já tem legislação específica de Saúde & Meio Ambiente para gerenciar e destinar seus RESÍDUOS
OS NOVOS MARCOS REGULATÓRIOS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) em reunião plenária aprovou no dia 29/03 pp a revisão da Resolução 283, "nova edição 2005" - que dispõe sobre tratamento e a disposição final; estabelecendo nova classificação para os resíduos e definindo quais deles devem
[ + ] Exibir tudo
ser tratados antes da disposição em aterros sanitários licenciados. A aprovação do novo texto da Resolução 283 é resultado de uma ação conjunta dos Ministérios da Saúde, Meio Ambiente e Cidades.
O grupo de trabalho formado por representantes do governo, de universidades, dos geradores e dos tratadores desses resíduos - do qual a Ambiance fez parte -, reuniu-se durante os últimos dois anos para debater o assunto e buscar a harmonização das normas federais.
Em dezembro de 2004, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou a resolução RDC 306 classificando os resíduos dos serviços de saúde de acordo com o risco de manejo de cada um. Era necessário, entretanto, que a legislação ambiental seguisse a mesma classificação, visando à unificação das ações desenvolvidas pelo governo. (")
Para a gerente de Infra-Estrutura em Serviços de Saúde da Anvisa, Regina Barcellos, o novo texto da resolução do Conama assegura o compromisso de compatibilização. "Agora temos duas resoluções que se complementam e são totalmente harmonizadas, o que é fundamental", diz. (")
A nova edição recomenda a segregação no local da geração, reduzindo, assim, o volume do lixo que precisa ser tratado. Conseqüentemente, as despesas para tratamento que envolvem o fluxo de prefeituras, hospitais, laboratórios e serviços de saúde dentre outros também serão diminuídos.
A resolução aprovada, além de reduzir os tipos de resíduos que precisam de tratamento, prevê a disposição em locais especialmente preparados, de acordo com critérios estabelecidos. Para os pequenos municípios, de até 30 mil habitantes, que sequer dispõem de aterros sanitários, a disposição final desse lixo é um grande problema.(")
De acordo com a resolução CONAMA, os geradores de resíduos de serviços de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios, farmácias e outros, terão dois anos, da data da publicação no Diário Oficial, para se adequarem as novas exigências de destinação.
Se minimizar é a palavra de ordem, a gestão dos resíduos tem hoje uma conotação global - da geração à destinação. O Plano de Gerenciamento - "O protocolo de Saúde Ambiental" assim denominado pela Ambiance é uma ferramenta moderna de gestão que permite ao administrador manter um controle seguro em toda relação do manejo. Isto faz com que a responsabilidade ambiental que supostamente terminava no abrigo se estenda até a destinação final dos resíduos compatilizando-se com as determinações já preconizadas pela lei de crimes ambientais (em vigor).
Os novos marcos regulatórios: regulamento técnico da ANVISA RDC 306, (DOU 10/12/2004) com plena aplicação em todo território nacional prevista para junho 2005 e a nova Resolução CONAMA 283 são atualmente duas legislações que se espelham, se harmonizam e se completam, finalmente estão vindo determinar uma forte decisão da responsabilidade ambiental na estrutura dos Serviços e o pleno conhecimento no manejo dos resíduos por parte dos gestores, membros de comissões de resíduos, de CCIH, de higiene, de hotelaria, administradores, técnicos e profissionais de Qualidade, Saúde e Meio Ambiente e Segurança do Trabalho dentre outros para o perfeito fluxo ambiental.
Cumprindo o regulamento a partir de junho/2005 a Vigilância Sanitária iniciará os processos de inspeção em relação ao gerenciamento de resíduos, quando serão notificados os estabelecimentos em desacordo com a legislação. Em caso de reincidência, estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei 6.437, de 20 de agosto de 1977. ('')
(textos c/ "inserção" - fontes: ANVISA-CONAMA)
APÓS A REALIZAÇÃO DA PRIMEIRA FASE COM A CAPACITAÇÃO EM PGRSS OCORRIDA DE 16-18 DE MARÇO pp,
Ambiance SE CONGRATULA COM MAIS ESTE PASSO PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E A MANUTENÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA E VEM, COMUNICAR AOS SERVIÇOS DE SAÚDE DE TODO PAÍS, ORGANIZAÇÕES, INDÚSTRIAS QUE:
REALIZARÁ ESTE DEBATE NACIONAL NO DIA 26 DE ABRIL EM SÃO PAULO COM ESPECIALISTAS E CONFERENCISTAS CONVIDADOS, QUE PARTICIPARAM DIRETAMENTE DOS GRUPOS DE TRABALHO E QUE RESULTARAM NA ELABORAÇÃO E REVISÃO DOS NOVOS MARCOS REGULATÓRIOS JUNTO À CÂMARA TÉCNICA DO CONAMA E MINISTÉIRIO DA SAÚDE.
UM EVENTO CIENTÍFICO DE SAÚDE AMBIENTAL (único para todo o Brasil) -
CONFERÊNCIA ANVISA & CONAMA - SAÚDE & MEIO AMBIENTE
O evento está formatado com a abertura pela mesa diretora formada por representantes da área governamental de saúde em meio ambiente, que abrem a questão na análise e soluções do Lixo Hospitalar na cidade de São Paulo e no Brasil.
Regina Barcellos - gerente de infraestrutura da Anvisa e Maria Gricia Grossi - Secretaria de Qualidade Ambiental do Min. Meio Ambiente apresentarão individualmente quais os novos paradigmas das novas legislações (RDC 306 e CONAMA 283 - nova edição). A Promotoria de Justiça de Meio Ambiente concluirá os trabalhos técnicos com o "link" destas duas fases: Saúde & Meio Ambiente.
Bertoldo Silva Costa - presidente da Câmara Técnica do CONAMA: Saúde, Saneamento Ambiental e Gestão de Resíduos será o mediador do Debate Aberto, que se inicia após as conferências, e que terá como debatedores
uma Comissão Científica formada por renomados especialistas do setor.
LOCAL: auditório do Conselho Regional de Química - São Paulo
Rua Oscar Freire, 2039
DATA: 26 de abril de 2005
HORA: 14H00-18H30 - trabalhos (timing)
Após o encerramento haverá a apresentação individual dos participantes - (Cocktail e net-work)
Coordenação & Realização:
AMBIANCE - Informações e Inscrições
Ambiance - CONSULTORIA EM SAÚDE E SOLUÇÕES AMBIENTAIS