E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Assuntos diversos

Caros colegas

Gostaria de ajuda para a minha dúvida: devo considerar exposição a risco biológico para as atendentes de creche ou ajudantes em escolas maternal, que realizam a higiene em crianças de todas as idades, inclusive em recém nascidos com troca de fraldas frequentes com fezes e/ou urina.
Aguardo sua ajuda.
Grata

Vera Lúcia Corrêa
Médica do Trabalho
Concórdia SC
varela@concordia.psi.br

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada por , em 14/02/2005


Riscos biológicos - Creches e escolas

Vera
Bom dia
Os ambientes fechados, como as creches, asilos, presídios ou quartéis requerem e merecem atenção especial decorrente dos riscos inerentes pela confinação espacial, os riscos da retroalimentação da cadéia de infecção, portanto, não vejo motivos para você não considerar os riscos devidos aos agentes biológicos, em especial, aquelas agentes biológicos com transmissão ocorrida por alimentos e bebidas, pelo ar e pelo contato interpessoal.
Humberto
Centro de Hormônio
14FEV05


Respondida por Humberto, em 16/02/2005


Riscos biológicos - Creches e escolas

Bom dia a todos.
Devo reconhecer ter sido para mim um achado fascinante o site riscobiológico, pois percebi concentrar enorme conhecimento e experiência como nunca tinha visto em um único lugar e apenas a leitura das mensagens tem sido de extrema valia, pois dúvidas não paramos de ter enquanto vivermos.

Com relação a pergunta da colega Vera, do ponto de vista do trabalho uma definição para espaço confinado seria "qualquer área não projetada para ocupação humana que possua ventilação deficiente para remover contaminantes, bem como a falta de controle da concentração de oxigênio presente no ambiente". Não estou certo se creches e asilos estariam inclusos nessa definição; nem mesmo presídios e quartéis. Além disso atendentes de creches e
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Paulo Leal, em 24/02/2005


Riscos biológicos - Creches e escolas

Bom dia

Com a relação a risco biológico a legislação brasileira só considera exposto o trabalhador que estiver em exposição completa ou em linguagem técnica Habitual e Permanente, isso deixa de fora seu pessoal como recepcionistas de pronto socorro, faxineiras de hospitais ou presídios.

A coisa funcionário assim se qualquer pessoa que trabalhe com um grupo de pessoas esta sujeito a entrar em contato com pessoas doentes, neste quadro você pode incluir, trocador ou motoristas de ónibus, porteiro de cinema e por ai vai. Só que não é esse a função deles o serviço deles é recepcionar pessoas que em primeira estancia estejam sadias.

Bom eu sei que o serviço de creche o pessoal é obrigado a entrar em contato com dejectos humanos
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Abel da Silva, em 02/03/2005


Riscos biológicos - Creches e escolas

Oi!
Gosto muito do grupo risco biológico, no qual sempre aprendo muito, mas nunca me manifestei.
Com relação à creches e escolas, me parece estar havendo certa confusão em relação a riscos biológicos e insalubridade segundo a NR.
Os atendentes infantis nestes locais estão expostos à riscos biológicos apesar de não serem enquadrados na insalubridade do anexo 14 da NR 15.
Estes trabalhadores estão sujeitos à exposição de doenças do aparelho respiratório, gastroenterites, hepatite A, doenças infantis como rubéola, catapora, sarampo, e outras como tuberculose, citomegalovírus e difteria. Portanto, podem estar sujeitos á risco ocupacional a agentes biológicos´. É claro que não podemos generalizar em relação à gravidade do risco. Não poderia haver, mas há diferenciação no tipo de creche, padrão das
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Helena, em 07/03/2005

 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom