Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Laboratórios clínicos e de pesquisa
Olá Colegas da Lista,
Qual produto pode ser utilizado para lavagem de material em laboratório,por exemplo pipetas e aqueles que apresentam certa concentração de gordura após uso de reagentes; e materiais que são utilizados para diluição de medicamentos em farmácia, visto que não podemos utilizar detergentes, tipo lava-louças, em
área hospitalar?
Desde já agradeço pela ajuda.
OBRIGADA.
ANDRÉA - CCIH
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Enviada por , em 24/02/2005
Lavagem de material em laboratórios
Cara Andréa
O produto indicado para lavagem de material de laboratório é o EXTRAN* MA 02 neutro do fabricante MERCK .
Gessy Pacheco
Gerente da Qualidade-RJ
Respondida por Gessy Pacheo, em 01/03/2005
Lavagem de material em laboratórios
Colega
O material que utilizamos para lavagens de materiais é o detergente neutro, não o de lavar luças mais um específico para laboratório.
Cristina
Laboratório Ambiental.
Respondida por Cristina, em 03/03/2005
Lavagem de material em laboratórios
Andréia
As pipetas podem ser de vidro ou de plástico. As pipetas, de vidro ou de plástico, de capacidade de 1 microlitros a 10 mililitros podem ser todas substituídas por pipetas automáticas e que empregam ponteiras de plástico. As ponteiras de plástico podem ser estéril ou não estéril. O valor da ponteira não é compatível com técnicas de limpeza. As ponteiras devem ser descartadas para assegurar a integridade do volume medido e não ter dúvida sobre a pureza do material medido.
Ademais destas características, limpar ponteira é prejuízo líquido e certo. O custo para limpar, mesmo que houvesse a garantia do sucesso, é representativamente, do que o custo para descarte.
Para a diluição de medicamentos existem outros equipamentos de medida de volume que podem
[ + ] Exibir tudo
ser empregados, como, por exemplo, os "pipets" mais práticos que as pipetas automáticas, mas, infelizmente mais caros. Os "pipets" funcionam associados com "tips", que permitem o armazenamento do líquido no seu interior e que seja dispensado um certo volume por tantas vezes consecutivas. Os "tips" podem ser fixos para certas substâncias e podem ser facilmente laváveis ou autoclaváveis. Existem "tips" para dispensar de uma só vez ou repetidas vezes, de 1 microlitro a 50 mililitros, com capacidades que variam de 5 microlitros até 500 mililitros.
Existem também pipetas automáticas mecânicas movidas por um êmbulo ou eletrônica, em diversas capacidades, de volume fixo ou variável, de diferentes tamanhos e cores e que podem ser autoclavadas ou não. As pipetas automáticas podem ser adquiridas com ou sem certificado de calibração. As com certificado de calibração custam mais que as demais, mas são mais confiáveis. O certificado de calibração varia de 1 ano a 500 mil pipetagens, dependendo das condições de construção da pipeta.