E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Doenças emergentes, alertas sanitários

Para leitura.
Saudações.
Paulo Roberto Rebello

Técnicos da Anvisa vistoriam hospitais no Pará (Globo OnLine)
Jornalista: [Indefinido]
17/03/2005 - 10h46m
Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) darão início nesta quinta-feira a uma vistoria em 10 hospitais privados do Pará, onde foram registradas uma morte e cem casos de pessoas infectadas por uma bactéria similar à da tuberculose e da lepra, a mycobacterium abscesus. Outras 280 pessoas estão sob suspeita de terem contraído a infecção hospitalar, causadora de graves ferimentos infecciosos na região do abdômen.

Na manhã desta quarta-feira, a secretária municipal de Saúde, Cleide Fonseca, se reuniu com representantes da associação dos infectados e decidiu que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai contratar um médico infectologista e um psicólogo para acompanhar o tratamento de todos que contraíram a bactéria, até que Justiça defina de quem é a responsabilidade pela contaminação.

A secretária também vai garantir a compra dos medicamentos necessários ao tratamento, entre eles a claritromicina, que custa aproximadamente R$ 250 e deve ser tomada durante seis meses.

Em uma avaliação parcial que será entregue aos técnicos de Brasília pela Vigilância Sanitária Municipal, foi praticamente descartada a contaminação por meio de substâncias químicas utilizadas nos procedimentos de esterilização de materiais, entre os quais o esterilizante químico glutaraldeído, utilizado para esterilizar equipamentos cirúrgicos por métodos de vídeo, que foram os procedimentos que mais geraram infecção pela mycobacterium abscessus, causadora de abscessos doloridos que mantêm abertas as incisões cirúrgicas e produzem secreção purulenta contínua.

Apesar da solução imediatista, a Sesma garante que vai convocar os hospitais para uma reunião na próxima semana - em que cada um deverá se comprometer a participar do tratamento dos pacientes. A data da reunião depende apenas da agenda do Ministério Público, que também será convocado.

- Nós não vamos deixar os pacientes abandonados, como muitos estão agora, mas vamos também cobrar de todos os envolvidos nesse processo de infecção hospitalar que nos ajudem a arcar com o atendimento aos pacientes.

Enquanto isso não está definido, vamos garantir os medicamentos e o atendimento pelo médico infectologista - informou a secretária Cleide Fonseca.

O Ministério Público, através da Promotoria de Defesa do Consumidor, já abriu inquérito para investigar a quem cabe a responsabilidade de cada caso de infecção hospitalar.

Na última segunda-feira, os médicos Marcelo Dias e Luís Claúdio Chaves foram intimados a comparecer à presença do promotor Marco Aurélio do Nascimento para dar explicações sobre o caso. Apenas o primeiro compareceu. O promotor deverá ouvir ainda pelo menos mais 17 médicos envolvidos no caso.

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada por , em 23/03/2005


Surto - Mycobacterium abscessus

Encaminho Nota Técnica da ANVISA sobre o o caso de IH no Pará.
Sauddações.
Paulo Roberto Rebello

NOTA TÉCNICA
Surto de Infecções relacionadas a procedimentos assistenciais, causadas por micobactérias de crescimento rápido, no Município de Belém do Pará.

Em decorrência das infecções causadas por micobactéria de crescimento rápido, em pacientes atendidos em serviços de saúde no Município de Belém/Pará, as Secretarias de Saúde do município e do estado e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária informam aos profissionais de saúde sobre as características dos casos, medidas para diagnóstico, prevenção e tratamento.

Os dados obtidos até o momento confirmam a ocorrência de infecções por micobactéria não tuberculosa de crescimento rápido (MCR) em 52 pessoas submetidas a procedimentos invasivos, em sua
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Paulo Rebello, em 24/03/2005


Surto - Mycobacterium abscessus

Bom dia listeiros:

Sou infectologista e concluí minha especialização em controle de infecção hospitalar em dezembro. Estou acompanhando 7 pacientes com infecção por M. abcessus, todos submetidos a cirurgia laparoscópica, sendo que 4 colocaram banda gástica devido obesidade mórbida. Os casos chegaram até mim entre 6 e 9 meses da cirurgia inicial, sendo que alguns foram submetidos a múltiplas cirurgias pelos abcessos.
Quando vieram 2 pacientes simultaneamente com história semelhante, comecei a investigar causas de infecção crônica e o laboratório confirmou a diagnóstico. Gostaria de saber se tem algum colega de lista que saiba mais sobre o assunto e sobre esterilização de material de cirurgia videolaparoscópica.

Rosania Araujo.
Infectologista.
CCIH Pronto-med e HGV.
Teresina-PI
romaaraujo@uol.com.br


Respondida por Rosania Araujo, em 24/03/2005


Surto - Mycobacterium abscessus

Sr Paulo Roberto Rebello,

gostaria de esclarecer alguns pontos sobre os casos de infecção por M. abscessus em Belém, pois faço parte da equipe de investigação e assistência do doente. O primeiro caso foi detectado em agosto de 2004 e a partir daí novos casos foram buscados e confirmados. Porém, na nota de jornal que vc enviou alguns pontos precisam ser esclareceidos:

1. Não tem registro de morte!!

2. São apenas 86 casos notificados e trabalhados pela ANVISA, e VISAs

3. Desconheço qualquer nota oficial afastando contaminação por produto químico, mesmo porque sabemos que as micobactérias ambientais podem contaminar substâncias antissépticas e o isolamento destas bacterias por cultura de substâncias químicas têm muitas dificuldades operacionais

4.A detecção do surto foi por profissionais de Belém
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Lourival Marsola, em 24/03/2005


Surto - Mycobacterium abscessus

Lourival,

A Anvisa acho que a Adélia da CCIH emitiu uma Ampliação de Sinal para todos os Hospitais Sentinela numa busca ativa de novos casos pelo Brasil a fora.
Sabe dizer o resultado?

Sonia Chaves
Gerente de Risco/HSE-Rio


Respondida por Sonia Chaves, em 30/03/2005


Surto - Mycobacterium abscessus

Senhor Lourival Marsola.

Saúdo - o por acessar e participar do site RB com tão valorosas informações entretanto parece-me que não ficou muito clara a minha intenção de enviar, sempre, tais notícias veiculadas de qualquer forma. Veja que inicio o mensagem com os seguintes dizeres : " Para leitura" e isso visa divulgar o evento em si sem que se tenha a intenção de fazer qualquer tipo de crítica e assim é que quando envio não emito nenhuma opinião pessoal . Tais textos são da imprensa e somente deverão ser esclarecidos por técnicos envolvidos na investigação e com bases científicas .

Não quero entender assim mas não justifica-se, salvo melhor juízo, essa impressão que de V. Excia. sentiu-se atingido de forma pessoal e
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Paulo Rebello, em 30/03/2005


Surto - Mycobacterium abscessus

Prezados amigos

Ao que está parecendo, as notícias veiculadas no Globo Online não tem um crivo técnico - científico mais parecendo sensacionalismo. Isso dá um descrétito ao jornal além de nos fazer perder tempo com matérias inconsistentes e inoportunas.
Necessitamos de matéria séria e construtiva.
Já que a notícia foi divulgada, gostaria que fosse passada a real viabilidade de uma infecção hospitalar por M.abscessus (micobactéria ambiental)
Outro questionamento pertinente - onde foi feita a identificação do GENERO e ESPECIE dessa micobactéria?????

Dr. Lourival...por favor, mande mais detalhes a respeito

Grata

Celia Wada


Respondida por Celia Wada, em 30/03/2005


Surto - Mycobacterium abscessus

Prezada Rosania

Voce teria mais dados sobre a identificação bioqúimica dessa M.abcessus?
Foi feita soroconfirmação?
Seria interessante coletar mais dados, é muito dificil uma IH por micotabcteria e bastnate interessante se tratar , todas, de cirurgia palaroscópica

Voce teria alguma estatistica de seu hospital sobre IH por essas bactérias? Qual o sintoma predominante?

Obrigada

Celia Wada


Respondida por Celia Wada, em 30/03/2005


Surto - Mycobacterium abscessus

O grande problema é que o pessoal reutiliza o material que É DESCARTÁVEL por centena de vezes!

Maurício Koury Palmeira
Biomédico
Fundação HEMOPA
Belém-Pará


Respondida por Maurício Koury, em 05/04/2005


Surto - Mycobacterium abscessus

respondendo a colega que questionou, reforço a posição do dr lourival de que existem sim inúmeros relatos na literatura de infecções hospitalares por micobacterias atípicas inclusive de mediastinites. baseados nisto recomendamos sempre para feridas sem fechamento completo a limpeza com soluções estéreis, uma vez que estas micobacterias são repetidamente associadas a limpeza de tecidos ou instrumentais com água da bica. eu pessoalmente acompanhei um surto em cirurgias de miopia por micobactérias de grande gravidade.
marisa santos-rj


Respondida por Marisa Santos, em 05/04/2005


Surto - Mycobacterium abscessus

S

enhor Lourival Marsola.

Saúdo - o por acessar e participar do site RB com tão valorosas informações entretanto parece-me que não ficou muito clara a minha intenção de enviar, sempre, tais notícias veiculadas de qualquer forma. Veja que inicio o mensagem com os seguintes dizeres : " Para leitura" e isso visa divulgar o evento em si sem que se tenha a intenção de fazer qualquer tipo de crítica e assim é que quando envio não emito nenhuma opinião pessoal . Tais textos são da imprensa e somente deverão ser esclarecidos por técnicos envolvidos na investigação e com bases científicas .

Não quero entender assim mas não justifica-se, salvo melhor juízo, essa impressão que de V. Excia. sentiu-se atingido de forma pessoal e
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Paulo Rebello, em 05/04/2005

1 | 2 | 3 | 4
Primeira | Última
 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom