E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Riscos ocupacionais não-biológicos

Ao Grupo,

Sou médica do trabalho e atuo na aréa hospitalar .Estou precisando de ajuda.Alguns de vcs tem informação a respeito de avental de chumbo,período de troca ,como podemos avaliar de o mesmo está sendo eficaz na proteção do profissional .Há como mensurar?Há algum órgão que fiscalize ,ou alguma norma vigente?
Atenciosamente
Ana Cristina

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada por , em 04/04/2005


Riscos não-biológicos - Avental de chumbo

Ôi Ana e os demais !!!
Entre no site da ANVISA (www.anvisa.gov.br) e baixe a Portaria /MS/SVS nº 453, de 01 de junho de 1998 publicada no D.O.U. 02./06/98 que aprova o Regulamento Técnico que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico, dispõe sobre o uso dos raios-x diagnósticos em todo território nacional e dá outras providências.Quanto à fiscalização procure no site da Vigilância Sanitária do seu Estado que têm a competência legal de licenciar e fiscalizar este tipo de atividade. Você também pode consultar o site da Coimissão Nacional de Energia Nuclear.
Cordiais saudações a todos !!!
Paulo Roberto Rebello


Respondida por Paulo Rebello, em 12/04/2005


Riscos não-biológicos - Avental de chumbo

Prezada Ana Cristina, bom dia e a todos os demais parceiros do RB.

A melhor maneira de sabermos se há exposição a radiação ionizante acima dos limites de tolerãncia biológica (vide Portaria nº 453 SVS/MS de 01/06/1998) é utilizando dosímetros individuais de leitura indireta fixados na vestimenta; quando utilizando o avental plumbífero, o dosímetro deve estar sobre o avental. Este dosímetro deve ser trocado mensalmente e enviado para leitura e o trabalhador submetido a exames médicos semestralmente.
As vestimentas de chumbo não devem ser dobradas. Quando não estiverem em uso, devem ser mantidas de forma a preservar sua integridade, sobre superfície horizontal ou em suporte apropriado. Devem ser compostas por camada equivalente a 0,25mm a 0,50mm de chumbo aproximadamente
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Paulo Leal, em 12/04/2005


Riscos não-biológicos - Avental de chumbo

Fala grande "xará" Paulo Roberto !!!!!

Saúdo os demais !!

Vou fazer uma provocação a você visando abrir mais uma discussão interessante para todos nós, lembrando que não sou radiologista OK?

Paulo, conheço a 453 entretanto eu faço um questionamento, que meus amigos da área da Vigilância Sanitária contestam, que é a seguinte : há um limite máximo aceitável de radiação para o corpo humano e o monitoramento é feito, como você disse com muita propriedade, através do Dosímetro que é de uso individual devendo ser inclusive identificado com o nome do profissional ( e aqui incluem -se todas as categorias envolvidas com o processo de trabalho ) e ele deve, a cada 30 dias ( me corrija se estiver equivocado) , ser
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Paulo Rebello, em 15/04/2005


Riscos não-biológicos - Avental de chumbo

Nobre "xará" e demais parceiros, bom dia.

Eu também não sou radiologista nem físico, mas a proposta para debate é muito boa para todos que nos preocupamos com a saúde do trabalhador, principalmente aqueles da área de saúde, que frequentemente relegam a sua própria saúde a segundo plano. Vocês também têm essa impressão?

Xará, no meu entendimento você está certo quando nos lembra que a cada 30 dias o dosímetro deve ser submetido a aferição da carga de radiação recebida, que o dosimetro deve conter o nome do trabalhador e que deve ser guardado no local de trabalho afastado das fontes de radiação; também que alterações devem conduzir para avaliação leucométrica do trabalhador.
Só sou um pouco mais radical:
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Paulo Leal, em 25/04/2005


Riscos não-biológicos - Avental de chumbo

Bom tarde lista,
Primeiramente gostaria de me identificar...Sou estudante do 4º período curso de Tecnólogo em Radiologia e recebi através do meu irmão o fórum citado e gostaria de me expor sobre o assunto.
Em relação ao avental Plumbífero, o Dr. Paulo Leal se colocou de forma corretíssima quanto ao armazenamento e a espessura do mesmo, outrossim, gostaria de salientar que o referido avental não é eficaz em relação à proteção do feixe direto de raios-x, chamado de feixe primário, tendo a sua eficiência comprovada para radiação secundária e/ou espalhada, tendo em vista que, para impedir a penetração dos raios-x, este deveria ter uma espessura de, NO MÍNIMO, 1.5 mm, o que o tornaria pesado e rígido demais para
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Sidney Gil, em 03/05/2005


Riscos não-biológicos - Avental de chumbo

Fala Paulo...E os demais , é claro !!!

Puxa, vc não entende ? Imagina se entendesse ( risos) Realmente a 453 fala exatamente o que vc disse mas eu devolvo a bola paraa vc, lembrando mais uma vez que trata-se de posição minha, OK?

Suponha que num serviço o dosímetro do profissional acusou limite de radiação acima do permitido e vc , médico do trabalho, afastou-o , mas no outro suposto emprego dele, afinal nós da área de saúde temos vários "empregos" , o dosímetro está dentro da normalidade de radiação.

Ele é afastado de um mas do outro não ??????

Existe alguma norma que preveja a comunicação e o afastamento dos outros serviços que ele trabalha ? E o empregador rejeitar dizendo que
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Paulo Rebello, em 03/05/2005


Riscos não-biológicos - Avental de chumbo

Caro colega Paulo R. Leal e parceiros da lista, boa tarde.

Achei ótima a discussão sobre o tema. Concordo plenamente com sua opinião.Muito me preocupa os profissionais da área de Radiodiagnóstico, pois tanto Médicos, Técnicos de Radiologia e Técnicos de Enfermagem trabalham em duas ou mais jornadas de trabalho na mesma área.
Na minha opinião os profissioais que atuam na Hemodinâmica são os que merecem atenção especial, pois estão expostos durante os procedimentos, imginem trabalhando em mais de um local?
Sempre solicitei leitura dos dosímetros de outros locais, entretanto nunca recebí.
Acho que a jornada de trabalho destes profissionais não são obedecidas, não pelas empresas, mas pelos próprios profissionais (presumo que seja por questões econômicas).
Tentamos aquí o melhor controle possível, com periódicos semestrais
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Carlos Alberto , em 03/05/2005


Riscos não-biológicos - Avental de chumbo

Paulo,

Acredito que não tenha nenhuma norma( pelo menos que eu saiba) que o obrigue a afastar-se do outro emprego.Até porque alguns omitem onde trabalham.
E o pior vcs sabiam que nas instituiçãoes públicas( ao menos no Rio)esses funcionários não tem dosímetro e tão pouco realizam os exames a cada 6 meses ou melhor não realizam em período nenhum???!!!
E os capotes de chumbo são dá época de Dom Pedro ,sem nenhuma avaliação qto a proteção.Como proceder nessa situação?
E quando ao avaliarmos esse funcionário na nossa instituição que é privada e nos deparamos com um funcionário com alteraçaõ hematólogica , e no nosso serviço as avaliaçãoe do dosímetro estão ok s equipamentos de proteção tb.
Vamos afasta-lo ,claro e se ele tb trabalha
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Ana Cristina, em 10/05/2005


Riscos não-biológicos - Avental de chumbo

Saúdo a todos e em especial o Carlos Alberto !

Puxa vida ! Eu sabia que minha tese não era tão absurda asssim !!!

Continuando as minhas "hipóteses" e concordando com as preocupações do C.Alberto vou ainda citar mais um grupo para o Paulo que é o pessoal que trabalha com cirurgia ortopédica durante anos e anos e que no centro cirúrgico raramente via alguém com dosímetro e pior é que a equipe cirúrgica nem pode se afastar muito da mesa durante o disparo do raio não beneficiando-se da proteção pela distância.

Posso fazer outra pergunta?
Os laboratórios de dosimetria mantém bancos de informações sobre os trabalhadores ? Será que esse banco é feito por nome ? Será que não é possível
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Paulo Rebello, em 10/05/2005


Riscos não-biológicos - Avental de chumbo

Meu caro Carlos, bom dia.
É uma luta árdua e às vezes a gente quase cansa...
Sabe que existem técnicos de radiologia que trabalham as 24 horas semanais como empregados, celetistas, certinho, bonitinho e outras tantas horas como "membros de cooperativa" (essa farsa que burla a lei e explora profissionais de várias áreas - até médicos)...Esses casos são terríveis pois as cooperativas não se submetem às regras trabalhistas e o profissional avança em muito na carga horária, em tese segura para sua saúde.
Muito ainda temos que avançar na questão da conscientização tanto de empregados quanto de empregadores.

Abraço.

Paulo R. Leal
Médico do Trabalho
medicina.ocupacional@sepaco.com.br


Respondida por Paulo Leal, em 10/05/2005

1 | 2
Primeira | Última
 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom