E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




EPI, EPC, Precauções e Isolamentos

Pessoal boa tarde.

Alguém tem referência legal sobre a questão uso de propes em setores críticos?

Mensagem encaminhada pela colega Paula

 

-------------------------------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 

 


Enviada por Paula, em 02/09/2019


Uso de Propés (1)

Paula,

Deixamos de usar propé em 2015, fundamentados pela literatura Prof.Dr Kazuko Uchikawa Graziano, sob anuência da SCIH do serviço.

Benéficos: redução de gasto com a compra, redução de lixo, diminuição de queda de funcionários, diminuição de infecção ( pelo simples fatos do colaborador retirar o propés e não lavar a mãos !)

Certa de vossa atenção

Poliana Colombo Baldin
Coord. Enf./Ger. Risco Hospitalar
Clínica Cirúrgica

 

-------------------------------------------------------

 

 


Respondida por Poliana Colombo Baldin, em 03/09/2019


Uso de Propés (2)

[ Riscobiologico.org - Diferentes emails foram agrupados nesta mensagem. ]

 

ok

e qual foi a contra proposta e como foi aceitaçao da equipe do CC

AARRienzo

Mensagem encaminhada pelo colega Anselmo

 

.........................

 

Paula,

Poderia me dizer qual o nome da pesquisa da Profa. Que você consultou, pois não achei.

Se puder colocar o link agradeço.

At.

Viviane da Cruz


-------------------------------------------------------

 


Respondida por Vários autores, em 03/09/2019


Uso de Propés (3)

Prezados,

Segue artigo

Estratégia: colocamos o seguinte informe na porta de entrada do vestiário ( print a baixo - www.riscobiologico.org/lista/20190905_01.pdf), cortamos o fornecimento do prope, e nos primeiros dias a qualidade, gerencia de risco, SCIH ficava à porta para esclarecer os funcionários, sim, houve resistência, profissional que trazia de outros serviços para usar aqui. Com esclarecimento e mostrando os benefícios hoje já está incorporado, nossa taxa de acidente de trabalho por queda foi zerada. Os profissionais tem a opção de trabalhar com sapato fechados ou os de borracha, o famoso crocs®, sem destinação de cores ou modelos, desde que fechados ( um desfile de cores e modelos uns até combinando com suas toucasJ)

Temos conhecimentos por cirurgiões que atuam em grandes hospitais, que estes
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Poliana Colombo Baldin, em 05/09/2019


Uso de Propés (4)

Prezada Poliana, muito boa a iniciativa de seu hospital.

No entanto, é meu dever lembrar que os sapatos de EVA de alta densidade (de vários fabricantes, inclusive a da marca famosa por você citada) devem atender aos critérios de certificação (CA/MTb) e de Biossegurança (ANVISA), isto é superfície contínua, sem furos de ventilação, fechado no calcanhar, ponta dos dedos dos pés e peito do pé, e com solado antiderrapante e autoclavável ou que pelo menos permita desinfecção de alta performance.

Na minha condição, agora de certificador hospitalar, tenho cobrado dos hospitais, não só a suspensão do propé (inútil na sua essência) dada a porosidade e ineficácia como barreira acidentária, que dirá biológica; além da não admissão aos sistemas fechados estéreis (CC) de calçados
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Sílvio Andrade, em 06/09/2019


Uso de Propés (5)

Bom dia,

Referente à questão de certificação dos calçados para fins ocupacionais, cabe lembrar que estes calçados fechados não precisam ter CA. A CTPN da NR 32 publicou em ata opinião sobre isso ainda em agosto de 2011 (ftp://ftp.mtps.gov.br/portal/fiscalizacao/seguranca-e-saude-no-trabalho/comissoes-e-grupos-tripartites/comissoes-tripartites/13.%20Comiss%E3o%20Tripartite%20Permanente%20Nacional%20(CTPN%20NR-32)/Atas/Ata%2020%AA%20Reuni%E3o%20Ordin%E1ria,%20de%2029%20e%2030.08.2011.pdf), como segue:

"A CTPN da NR-32 recebeu questionamentos da sociedade referentes à alínea "e" do subitem 32.2.4.5, no que tange se o calçado deve ser considerado como equipamento de proteção individual e, consequentemente, se deveria possuir o Certificado de Aprovação - CA emitido pelo MTE. Em resposta a tais questionamentos, a CTPN da NR-32 cabe informar que os pontos considerados nas alíneas do item 32.2.4.5, são relativos às medidas de proteção que devem ser adotadas pelo empregador no sentido de minimizar a possibilidade do
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Érica Lui, em 09/09/2019


Uso de Propés (6)

[ Riscobiologico.org - Diferentes emails foram agrupados nesta mensagem. ]

 

Bom dia a tod@s.

Prezada Érica, nos conhecemos a bastante tempo, e não considere como pessoal, mas este é um ponto em que discordo completamente do ponto de vista da CTPN, da qual você fez ou faz parte (estou desatualizado com o que ocorre atualmente com o Ministério do Trabalho - persisto na nomenclatura, dada a minha aposentadoria).

A lógica que configura um EPI está esculpido na denominação... de Proteção... Não se trata de equipamento de contenção individual. O calçado de segurança, como previsto na NR6 tem o objetivo de oferecer proteção contra agentes químicos, físicos, biológicos e de acidentes. Este último embora não presente nos critérios da Higiene Ocupacional, é contemplado com os
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Vários autores, em 10/09/2019


Uso de Propés (7)

Boa tarde,

Caro Sílvio, estamos em acordo de que o calçado deverá oferecer proteção em relação a outros agentes ambientais e para evitar acidentes. Na verdade, entendo que este último é aspecto é muitas vezes mais importante que qualquer proteção que eles ofereçam contra agentes biológicos, risco que nesse caso, na minha opinião, é extremamente baixo. Qual a chance de ocorrer um acidente com perfurocortante que atinja os pés? A meu ver, este risco é pequeno o bastante para excluir a menção aos calçados relativamente ao risco biológico (no que também discordo da CTPN).

Assim como você, acho que o uso de propés é inútil e perigoso, pois aumenta o risco de queda dos trabalhadores. A fim de evitá-las, parece-me que o calçado
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Érica Lui , em 11/09/2019

 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom