E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Resíduos de Serviços de Saúde

DUVIDAS SOBRE RESÍDUO INFECTANTE

Bom dia,

Caros listeiros,

Estou na area do pgrss há algum tempo e depois de ouvir uma palestra ontem surgiu uma dúvida em relação a quantidade de sangue em material a ser descartada. O palestrante disse que deve ser descartado como residuo infectante quando a quantidade de sangue tiver mais de 20 ml, então uma seringa com 15 ml pode ser descartada com resíduo comum, o mesmo pensamento para uma luva de procedimento com sangue ser descartada em comum. Neste tempo não li nada em relação a quantidade. Isto procede???

Outra dúvida é quantidade de sangue em algodão contido utilizado na punção venosa é descartado em comum ou infectante, pois ao ler na rdc 222 comentada surgiu a duvida onde diz no comentário " No caso dos materiais utilizados em antissepsia e hemostasia de venóclises não está incluído o algodão com sangue contido (geralmente uma gota), utilizado nas punções venosas. Por uma questão de prioridade ao maior risco, esse material (algodão com sangue contido utilizado na punção venosa) é classificado no subgrupo A4 (Recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, que não contenha sangue ou líquidos corpóreos na forma livre)"

Att,

Cristiane


-------------------------------------------------------

 


Enviada por Cristiane , em 19/12/2019


Resíduos de Serviços de Saúde - Infectantes (1)

[ Riscobiologico.org - Diferentes emails foram agrupados nesta mensagem. ]

 

Caro colega.

Aqui em nosso hospital adotamos um descarte mais criterioso quando comparado ao município de São Paulo por alguns ponto a serem destacados. Em São Paulo normalmente os hospitais pagam taxa do lixo que varia de grande gerador a pequeno gerador. Nos outros municípios na maioria das vezes temos que contratar uma empresa que realize o transporte, tratamento e destinação chegando a pagar em média R$3,50 o kg desse resíduo. Isso obriga você a realizar uma melhor segregação quando comparado a hospitais da capital que defini por exemplo luva como infectante quando na sua maioria é comum. Entendo que o que defini se é comum ou infectante não é a quantidade de
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Vários autores, em 20/12/2019


Resíduos de Serviços de Saúde - Infectantes (2)

Caros colegas,

Eu percebo que o que dificulta a nossa interpretação são as diversas legislações Estaduais e até municipais e ainda a interpretação à nível Federal.

Sugiro uma consulta pública para unificação das legislações em todo território brasileiro.

Cordialmente,

Ana Cristina

 

-------------------------------------------------------

 

 


Respondida por Ana Cristina, em 23/12/2019


Resíduos de Serviços de Saúde - Infectantes (3)

Em reposta a colega Enf. Cláudia, não houve critérios simplesmente a pergunta foi de um colega "quando era considerado infectante ou comum" e assim ela respondeu como descrevi inicialmente.

Mensagem encaminhada pela colega Cristiane

 

------------------------------------------------------

 


Respondida por Cristiane , em 27/12/2019


Resíduos de Serviços de Saúde - Infectantes (4)

Prezados

Lembrem que no Brasil a Lista Nacional do IBAMA classifica grupo A como perigoso, ou seja, nenhuma empresa de coleta pode coletar A4 como grupo D.

Se o gerador colocar A4 como grupo D está cometendo uma grave infração ambiental. E, se a empresa de coleta realizar coleta do mesmo e tratar como grupo D, idem. E se, o aterro sanitário receber, também comete infração.

Quanto as legislações, Estados e municípios podem ter as suas, mas nunca contrariando as legislações federais.

Conheço estados que o orgão ambiental autoriza a disposição do A4 em Vala séptica, mas tem que ter coleta diferenciada, e eles devem estar em saco branco leitoso.

Pergunto aos colegas que dispõem A4 como D, vcs colocam em saco branco? A empresa contratada
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Roseane M. Garcia Lopes de Souza, em 10/01/2020

 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom