O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Enviada por Benedito Umberto, em 05/10/2020
COVID-19 - Tapetes sanitizantes (1)
Bom dia!
Considerando que (1) a desinfecção pode falhar (e geralmente falha) quando não é feita limpeza de forma adequada, (2) que cada desinfetante necessita de um tempo mínimo de contato para agir adequadamente contra os microrganismos (por exemplo, hipoclorito de sódio a 1% necessita de um tempo de contato de 10 minutos), (3) - retomando a primeira consideração - que dependendo da quantidade de matéria orgânica presente os desinfetantes podem ser inativados, considero que esta seja uma medida sem valor.
Eu, particularmente não sou a favor desses "sanizantes" na entrada de qualquer empresa, pois, o vírus não vai "voar" para entrar nas mucosas. Seria um desperdício de verbas, sendo que poderia tá investindo em orientações e higienização nos locais tocados pelas mãos, por exemplo.
Concordo plenamente. Parece que em alguns lugares e instituições existe uma preocupação de estar fazendo algo, sem embasamento e muitas vezes isso funciona como uma ação contra quem não faz. Seria bom racionalizar os cuidados e não exagerar.
Gostaria de saber se alguém tem alguma publicação ou indicação .
Também gostaria de saber, e não li estudo algum a respeito.
Há quem use álcool gel nos tapetes. Alguns defendem seu uso em escolas. Não sei como evitar que adolescentes fumem escondido e apaguem seus cigarros pisando. Risco provavelmente maior que algum suposto benefício.
Li uma matéria da escritora Tara Parker-Pope, conhecida por seus livros de popularização científica que diz que realmente, é comprovado que sapatos podem carregar bactérias e vírus, ainda que isso não os faça uma grande fonte de contaminação. No caso, se forem laváveis na máquina, é indicado fazê-lo, e adotar a prática de não utilizar sapatos dentro de casa é ótimo para evitar que crianças que brincam no chão entrem em contato com algum microrganismo. A principal indicação da especialista é não lavar os sapatos sem luva, para não trazer partículas contaminadas para as suas mãos.
Creio que nesta guerra toda ferramenta ou arma é bem vinda !
Respondida por Benedito Umberto Bueno, em 20/10/2020
COVID-19 - Tapetes sanitizantes (7)
[ Riscobiologico.org - Diferentes emails foram agrupados nesta mensagem. ]
"Tara Parker-Pope
Tara Parker-Pope é a editora fundadora do site premiado de saúde do consumidor do The Times. Ela é autora de três livros, incluindo "For Better: The Science of a Good Marriage" (Dutton, maio de 2010), "The Hormone Decision," (Rodale, 2007) e "Cigarettes: Anatomy of an Industry from Seed to Smoke "(New Press, 2002). Em 2013, a Sra. Parker-Pope recebeu um prêmio Emmy pela série de vídeos Well "Life, Interrupted", que narrou os desafios de uma jovem paciente com câncer na casa dos 20 anos. Antes de ingressar no The Times em 2007, a Sra. Parker-Pope era colunista de saúde do The Wall Street Journal. Ela é formada em jornalismo pela Universidade
[ + ] Exibir tudo
do Texas em Austin e reside em Bucks County, Pensilvânia."
Portanto fonte não acadêmica.
Mensagem encaminhada pelo colega Silvio
.........................
"Tara Parker-Pope é jornalista especializada em assuntos de saúde e bem estar. Autora do blog The Well, que foi um dos finalistas de melhor blog nos prêmios 2009 Online News Associations Journalism Awards e American Health Care Journalist. Sua história "Bebendo até os extremos para comemorar 21 ″ recebeu o prêmio anual de jornalismo da Research Society on Alcoholism 2009. Tara recebeu o Prêmio Segundo Século de Excelência em Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade de Columbia por seu relatório especial do Wall Street Journal sobre as descobertas da Women's Health Initiative. Seu trabalho cobrindo a saúde da mulher recebeu o Prêmio de Mídia da Sociedade Norte-Americana de Menopausa. Seu artigo, "Como dar a seu filho uma vida mais longa", recebeu o prêmio Front Page de 2004 do The Newswomen's Club de Nova York. Ela também é autora de três livros, incluindo For Better: The Science of a Good Marriage, (Dutton, maio de 2010) , The Hormone Decision (Rodale, 2007) e Cigarettes: Anatomy of an Industry from Seed to Smoke, (New Press , 2002). Seu trabalho também foi destaque na edição de 2008 do Best American Science Writing , do The New York Times Reader: Health and Medicine e do " The Wall Street Journal Guide to the Business of Life ". Tara também trabalhou para o Houston Chronicle e o Austin American Statesman . Seu trabalho foi publicado na O Magazine , Reader's Digest, More Magazine, Ladies Home Journal e American Legion Magazine , e foi apresentado no Today Show, Charlie Rose, CNN, Dateline, CBS Sunday Morning e Good Morning America. Tara é graduada pela Universidade do Texas em Austin."
Vinicius Guterres de Carvalho | Médico do Trabalho |