E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Doenças emergentes, alertas sanitários

Avaliação de EPI para atendimento de síndrome gripal

Boa noite!

Trabalho em uma instituição hospitalar que presta atendimento a casos de síndrome gripal e tem sido disponibilizado pela instituição avental de tecido polibrim, 100% algodão, sarja 3/1E, gramatura mínima 260g/m, acabamento com repelência a água e óleo, tratamento de solidez ao cloro, após esterilização para garantir o fechamento das fibras e conferir barreira de proteção, segundo informações fornecidas pela CCIH do hospital.

Ocorre que é realizado triagem dos pacientes pela equipe de enfermagem e a grande maioria dos pacientes triados apresenta queixas de tosse produtiva, diarreia e vômitos e, em conformidade com a Nota Técnica da Anvisa 04/2020 (atualizada em 25/02/2021), deveriam ser utilizados aventais impermeáveis SMS com gramatura mínima de 50g.

Contrariando o disposto na Nota Técnica da Anvisa e com a anuência da CCIH da instituição, a direção médica regulamentou por meio de memorando o uso de capote de tecido pelos profissionais.

Foi comunicado previamente a mesma direção médica sobre o adoecimento de diversos profissionais por COVID 19, com confirmação laboratorial, sendo inclusive 6 afastamentos de profissionais médicos do pronto-atendimento no último mês, porém a resposta da direção foi não existir relação de nexo causal entre o adoecimento e o avental disponibilizado pela instituição.

Considerando a capacitação e qualidade dos profissionais que atuam no projeto Risco Biológico, venho por meio deste solicitar um parecer quanto ao uso do avental de tecido acima especificado (segundo a CCIH do hospital), visando a segurança laboral dos profissionais de saúde.

Certa do acolhimento desta solicitação, desde já agradeço.

Abraços,

Kelly Oliveira


-------------------------------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.

 


Enviada por Kelly Oliveira, em 19/05/2021


COVID-19 - Avental / Capote (1)

[ Riscobiologico.org - Diferentes emails foram agrupados nesta mensagem. ]

 

Prezada,

Pela nota técnica 04/2020 da Anvisa, dentre as especificações descritas do capote, consta que tem que ser descartável!

Mensagem encaminhada pela colega Simone

 

.........................

 

O ideal é o SCIH tratar da exposição ao RB com o setor de medicina ocupacional do SESMT, mesmo em algumas situações sendo terceirizados, o SESMT, o Gestor de MO deve convocar estes Profissionais, para juntos com o pessoal do SCIH definirem protocolos de Prevenção e proteção, até pq cabe ao SCIH conhecer, controlar, limitar, reduzir, os riscos, e a exposição, o que se faz com elaboração do mapa de risco biológico, apartir daqui, proceder a Tomada de Decisão ( os produtos quimicos também, devem ter uma mapa, onde se usa/localidade
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Vários autores, em 20/05/2021


COVID-19 - Avental / Capote (2)

Então, já li e reli a nota técnica e não há essa especificação de ser descartável nem do material do avental... refere apenas a gramatura e a depender do quadro clínico, ser impermeável.

Mensagem encaminhada pela colega Kelly

 

-------------------------------------------------------

 


Respondida por Kelly, em 21/05/2021


COVID-19 - Avental / Capote (3)

Cara Kelly e colegas de RB

Pelo que entendi, o avental fornecido pela instituição excede as especificações da NT da ANVISA em termos de gramatura e impermeabilidade. Também entendo que a NT não exige que seja descartável. O fato de citar determinado material (SMS) não me parece que seja impedimento à utilização de materiais com desempenho superior (já existe bastante jurisprudência sobre isso), porque muitas vezes essa citação é apenas para exemplificar. Mas se fosse uma especificação de material por questão de desempenho, aí teríamos que buscar fundamentos para justificar outra escolha e encaminhar uma consulta à ANVISA previamente.

O ponto mais interessante aqui me parece ser que muitos hospitais de alto nível estão substituindo aventais descartáveis pelos reprocessáveis (higienizáveis) com excelentes benefícios
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Vital Ribeiro, em 01/06/2021

 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom