Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Legislação e normatizações
Caros listeiros,
Gostaria de esclarecimentos sobre a obrigatoriedade de auxílio na locomoção/transporte para uma colaboradora que necessita ser retirada do seu carro até a cadeira de rodas. Local de trabalho: Hospital 24h Solicitei aos bombeiros civis da unidade, os mesmos afirmam ser desvio de função, os vigilantes da portaria não aceitam tal incumbência, e os maqueiros alegam que transportam apenas pacientes internados.
Quaisquer dúvidas, me coloco à disposição!
Atenciosamente,
Joelma Veras Doutoranda, Mestra em Processos Construtivos e Saneamento Ambiental- UFPA Engenheira- UEMA Esp. em Eng. de Segurança do trabalho. Enfermeira- UFMA- Especialista em Docência do ensino superior, gestão ambiental, saúde coletiva e gerenciamento de resíduos de saúde.
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Enviada por Joelma Veras, em 27/01/2023
Auxílio - Acessibilidade (1)
Joelma, bom dia:
Os bombeiros não podem mesmo por força de norma, porém minha sugestão é a seguinte: Incorporar um adicional ao salário dos vigilantes ou porteiros para que atuem no processo de retirada da colaboradora do seu veículo. Tenho certeza que fariam esse serviço sem reclamar. Afinal quem não quer um dinheirinho a mais no bolso no final do mês? .
[ Riscobiologico.org - Diferentes emails foram agrupados nesta mensagem. ]
Bom dia
Joelma na residência dela como ela se locomove até o carro???? Como ela sai do carro quando chega em casa???? Tem alguém que a ajuda somente para este processo na casa dela????Tenho um filho deficiente e penso muito sobre como ela pode ter autonomia. Vejo que as pessoas deficientes que dirigem têm várias formas de entrar e sair por elas mesmas, com adaptações no veículo, uma coisa simples é deixar uma vaga exclusiva com uma cadeira de rodas de forma que ela pudesse entrar e sair por ela mesma, agora como você não citou a condição total dela. Desculpe se for uma proposta boba.
Mensagem encaminhada pela colega Tatiana
.........................
Joelma à figura abaixo,
[ + ] Exibir tudo
ilustra o que penso sobre esta falta de gentileza.
www.riscobiologico.org/lista/20230131_01.pdf
At
Bartolomeu Dias / 8198894-9704 Tec em Seg do Trabalho RegProfPE372.7MTE
Prezados, Existe cadeira de rodas que o usuário pode utilizar sozinho até o seu carro, entrar, pega a cadeira desmonta e coloca no banco do carona e vai dirigindo. Vi essa cadeira no Instagram sendo utilizada por um jovem que foi baleado no RJ - Marcelo e passou a ser cadeirante. Não conheço a realidade da empregada do hospital, mas se ela tem carro, como ela chega até ele, quem a coloca no interior do mesmo? Quem dirige? Qual o peso dela? Dependendo, será necessária 2 pessoas para ajudar na sua saída do veículo. A empresa quando a admitiu, deveria ter analisado todas as situações e já ter um plano para atendimento à cadeirantes. Penso assim. Desculpem.. Valdicéa Salignac