Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Resíduos de Serviços de Saúde
Prezados, bom dia
Gostaríamos de saber como funciona a coleta de vidros contaminados nos Estabelecimentos Assistências de Saúde das instituições em que vocês trabalham.
Melhor contextualizando, se um frasco de aspiração com secreção quebra durante o transporte/uso, qual funcionário realiza a coleta desses cacos e os colocará na caixa de perfuro? O profissional de saúde que estava manipulando ou o higienizador?
Grata pela contribuição,
Rebeca Bastos Silva
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Enviada por Rebeca Bastos Silva, em 16/11/2023
Resíduos de Serviços de Saúde - Vidros (1)
[ Riscobiologico.org - Diferentes emails foram agrupados nesta mensagem. ]
Bom dia,
quem despreza os resíduos na caixa de perfuro é o profissional da assistência, nesse caso seria o mesmo, até pq iria usar uma pinça pra evitar acidentes, função do higienizador é transportar a caixa.
Mensagem encaminhada pela colega Rosimary
.........................
Bom dia Rebeca,
aqui instituímos que é o profissional que estava manipulando, no caso enfermagem. Outro ponto importante é o local para acondicionamento, pois geralmente o tamanho dos cacos não passam na boca do descarpack... Jamais o profissional deve quebrar em pedaços menores para jogar e sim pegar uma caixa nova de descarpack e abrir a tampa completa ou então (como fazemos aqui) deixar 02 caixas de papelão no setor, adesivadas (vidro) para o descarte.
Att
SERGIO
[ + ] Exibir tudo
LEANDRO SANCHES Segurança do Trabalho Hospital Unimed Rio Claro sergiosanches@unimedrioclaro.com.br www.unimedrc.com.br t 19 3522.7018
.........................
Boa tarde, Rebeca e todos listeiros.
Na minha opinião, a pessoa da limpeza. Toda instituição deveria treinar e instruir toda equipe quanto aos riscos, quanto as suas obrigações dentro da empresa, etc. A própria unidade ao contratar qualquer trabalhador (a) deverá treina-los e dar meios [EPI] para a sua proteção.
[ Riscobiologico.org - Diferentes emails foram agrupados nesta mensagem. ]
Cara Rebeca e colegas de RB
Pelo que entendi, a quebra de um frasco de aspiração (cheio) é um incidente grave. Deve ser tratado como tal, ou seja... começa interditando e isolando o local, especialmente complicado se for uma passagem. Depois, deve-se fazer a contenção dos líquidos, na medida do possível evitando que espalhem ainda mais (usar material absorvente que está no kit de acidentes disponível em todas as áreas do hospital).
As caixas de perfurocortantes que usamos, feitas de papelão, são muito ruins e não deveriam nem existir. Acho que não tem nenhuma condição de ser usada para recolher resíduos com grande quantidade de líquidos, como neste caso. O ideal seria ter caixas
[ + ] Exibir tudo
de PC de plástico para poder descartar no mesmo coletor os líquidos e os cacos.
Algumas pessoas ainda recomendam a desinfecção prévia do material com hipoclorito de cálcio em pó, mas acho que isso caiu em desuso ultimamente. Existem também produtos solidificadores, que podem ajudar muito na contenção, desde que estejam disponíveis no kit acidente.
Recolhidos os resíduos, deve ser feita a limpeza e desinfecção.
Acho que nesses casos, o importante é que o procedimento seja realizado por pessoa trinada para controlar acidente com material biológico (ou treinada para acidente químico, se fosse o caso). Pode ser da área técnica, enfermagem ou higiene, importa que seja treinada e não apenas a pessoa que está no local. É comum acionar uma pessoa que pode estar em outra área, mas que está naquele momento, responsável pela brigada de acidentes. Realmente não pode ser definido apenas entre enfermagem ou higiene e sim pelo critério definido no plano de ação para acidentes.
Finalmente, falando de prevenção...
Usar recipiente de plástico seria muito mais seguro. Usar recipiente descartável também é mais seguro, não precisa ser esvaziado e higienizado, mas aumenta os resíduos. Se descartável, é possível ter o solidificador previamente dentro do recipiente, aumentando a segurança ao longo de todo o manejo do resíduo.
Saudações,
Vital Ribeiro
.........................
Bom dia,
De acordo com o Capítulo lll - seção l - Art 11 da RDC 222, a segregação ( dos resíduos/ materiais)deve ser feita no momento da sua geração. Diante disso podemos afirmar que o responsável por utar esta tarefa deve ser o profissional da assistência, visto que são esses profissionais que utilizam estes materiais.