Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Imunizações
"SBIm publica Nota Técnica sobre vacinas Influenza em uso no Brasil em 2024
Está disponível para leitura a Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) a respeito das vacinas influenza em uso no Brasil este ano. O documento, que também apresenta informações sobre a doença, reúne as principais dúvidas sobre os imunizantes, entre as quais sobre a vacina quadrivalente de alta concentração (influenza high dose, HD4V) e as relacionadas à vacinação contra a covid-19.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para este ano foi iniciada em novembro e dezembro de 2023 pelos estados da Região Norte, que têm a sazonalidade distinta do restante do país devido ao inverno amazônico. Nas demais regiões, a campanha começa oficialmente em 25 de março, mas alguns estados já iniciaram as ações.
A vacinação também pode ser feita nos serviços privados de imunização, que disponibilizam as vacinas para todas as faixas de licenciamento, incluindo as quadrivalentes de dose padrão e de alta concentração (HD4V)."
Nota técnica disponível em https://sbim.org.br/images/files/notas-tecnicas/nt-influenza-2024-v2.pdf
Equipe Riscobiologico.org
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Enviada por Equipe Riscobiologico.org, em 22/03/2024
Influenza - Vacina (1)
Distribuição das vacinas contra a gripe - Antecipação da campanha é válida para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul
"Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha terá início em março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas.
A antecipação é válida para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Em 2023, o governo federal mudou a estratégia da campanha para a região Norte e já imunizou a população entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região.
A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus
[ + ] Exibir tudo
em circulação no Brasil. A pasta informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Público-alvo: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Trabalhadores da Saúde; Gestantes; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Idosos com 60 anos ou mais; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)."
Fonte: Ministério da Saúde - https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/ministerio-da-saude-comeca-distribuicao-das-vacinas-contra-a-gripe