Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Doenças emergentes, alertas sanitários
Aos colegas da Lista,
Encaminho alerta da Anvisa sobre uso de FLUTAMIDA, que já não é tão recente, mas que só hoje tomei conhecimento, através da Folha Online.
Em princípio achei que o assunto poderia fugir ao escopo da lista mas entendi que está contemplado na área da vigilância em Saúde, nosso objetivo maior.
Espero que seja útil.
Wálria Toschi
walriatoschi@uol.com.br
Alertas Federais de Farmacovigilância
Brasília, 21 de outubro de 2004
Alerta SNVS/Anvisa/Ufarm nº 7, de 21 de outubro de 2004
Hepatite Fulminante Associada ao Uso de Flutamida em Mulheres
A Unidade de Farmacovigilância da Anvisa recebeu notificações de cinco casos de hepatite fulminante em mulheres jovens, que faziam uso da flutamida para o tratamento de alopecia, hirsutismo e acne. Quatro dos cinco casos evoluíram até o óbito, e, em dois casos, houve a tentativa de transplante hepático, sem sucesso. A maioria dos casos está relacionado com uso de medicamentos manipulados.
A flutamida é um antiandrogênio, indicado unicamente para tratamento do câncer de próstata em estágio avançado. O registro de produtos à base dessa substância no Brasil, França e Estados Unidos, dentre outros países, não prevê seu uso em pacientes do sexo feminino. No Brasil, a comercialização da flutamida é restrita à prescrição médica.
Embora tenham sido notificados à Unidade de Farmacovigilância quatro casos de óbito de mulheres jovens - 21 a 35 anos -, evidencia-se uma relação benefício/risco totalmente desfavorável, ratificando, assim, o posicionamento da Anvisa em relação à única indicação terapêutica aprovada: CÂNCER DE PRÓSTATA.
Diante da gravidade da reação adversa, a Unidade de Farmacovigilância alerta sobre os riscos do uso da flutamida por mulheres e solicita a todos os profissionais de saúde que notifiquem a suspeita desta reação adversa (e todas as suspeitas de reação adversa a qualquer medicamento) por meio do Formulário de Suspeita de Reação Adversa a Medicamentos.
-------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Enviada por , em 08/11/2004
Vigilância Sanitária - Farmacovigilância
Walria,
Esta informação é muito util pois faço uso dele a quase um ano.
Não sabia desta informação, creio que deve realmente causar algo no figado pq estou fazendo uma série de exames , cheguei a pensar em hepatite e minha médica descartou a hipótese .
Comecei a apresentar alguns sintomas após um mês porem a dermatologista me assegurou que não tinha nenhum efeito colateral principalmente relacionado ao figado.O pior que foi o unico que me livrou das acnes rs rs rs