Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Assuntos diversos
Boa tarde a todos
Estou com dúvidas quanto ao uso de Piercing no Supercilio, Nariz, Boca, etc... por funcionários da área de enfermagem.
Gostaria de saber se existe alguma coisa ( legislação )contra o uso, ou se a própria instituição pode criar uma norma proibindo uso, se for o caso?
Abraços
Valter
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Enviada por , em 25/01/2005
Enfermagem - Uso de Piercing
Prezado Valter,
Em relação ao uso de piercing, creio não haver qquer evidência científica que suporte uma proibição de seu uso. Se houvesse, teria de se aplicar a brincos também. Pode ser tema de pesquisas e até de novas definição de condutas no futuro.
Creio que a questão principal não é a técnica, mas sim a cultural, pois atualmente esse tipo de adorno está associado a uma postura de rebeldia, típica dos mais jovens e não à seriedade que um profissional de saúde deve transmitir. Com o tempo e as inevitáveis mudanças de cultura e hábitos esta situação pode se modificar, mas na autalidade como querer que uma pessoa idosa considere normal um piercing na sombrancelha?? Basta lembrar que, há não muito
[ + ] Exibir tudo
tempo atrás, um homem entrar na casa de outra pessoa sem chapéu era considerado uma ofensa grave .....
Um abraço,
Dr. Marcos J C Baptista
médico do trabalho
Hospital Sírio Libanês
Respondida por Marcos Baptista, em 28/01/2005
Enfermagem - Uso de Piercing
Marielly
Há outro aspecto envolvido na análise de risco deste material: o uso do piecercing não será regulado por lei e sim por regulamento, pois isto é uma interferência do Estado no direito das pessoas e o regulamento é uma ação técnica e portanto, aplicável com direito e fundamentos.
Atenciosamente
Humberto
28JAN05
Respondida por Humberto, em 01/02/2005
Enfermagem - Uso de Piercing
Olá!
Na revista da AORN, perguntas e respostas, existe uma questão sobre o uso de piercing em profissional que atua em centro cirúrgico. A resposta é bem interessante pois refere que todos os adornos devem ser retirados no ambiente cirurgico, todos mesmo. O piercing em nariz pode ocasionar fricção com a máscara resultando em possível descamação.Além do que, diferente do brinco que transpassa de pele a pele, estes adornos transpassam para mucosas.Como não tenho a revista não pude entender completamente a situação.Vale a pena procurar: entrando na busca no google: AORN Journal, que foi de fevereiro de 2003.
Célia, Curitiba
Respondida por Célia, em 01/02/2005
Enfermagem - Uso de Piercing
Ola a todos
Não pude deixar de informar que o acesso abaixo é do Ministério da SAúde do Canadá. Eles têm um guia que fala sobre o uso de piercing e o controle de infeçcões.
Espero que possa ajudar-nos
Saudações
SImone Nouér - CCIH/UFRJ
http://www.phac-aspc.gc.ca
"Infection Prevention and Control Practices for Personal Services: Tattooing, Ear/Body Piercing, and Electrolysis (1999) (*) "