E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Doenças emergentes, alertas sanitários

Estudo confirma uma forma diferente de transmissão da doença de Chagas por Fernanda Marques
Quando se fala na transmissão do Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas, logo vem à cabeça o barbeiro. Este inseto, ao picar o indivíduo, libera suas fezes infestadas pelo parasita, que, quando a pessoa se coça, penetra no organismo através de erosões na pele ou mucosas. Esta é a via mais comum, mas a ocorrência de alguns surtos fez com que os cientistas começassem a levar em consideração a transmissão oral do T. cruzi. E um estudo do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPqGM), unidade da Fiocruz na Bahia, sustenta as evidências de que o protozoário pode, sim, ser transmitido pela ingestão de alimentos scontaminados. Neste domingo (20/03), um episódio em Santa Catarina pode comprovar a pesquisa do CPQGM. A morte de três pessoas, vítimas da doença de Chagas, e a confirmação de outros 15 casos da enfermidade no estado levaram a Vigilância Sanitária a suspender a venda de caldo de cana nos estabelecimentos comerciais. A doença teria sido transmitida pela bebida.

Paulo Roberto Rebello

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada por , em 24/03/2005


Alerta - Surto de Doença de Chagas

Prezado listeiro "entomológico" :em Doença de Chagas do IPEC-FIOCRUZ que o amigo já deve ter lido.

Não estou gabaritado nem tenho acumulação de conhecimentos para responder-lhe já o pesquisador da FIOCRUZ , sim e muito !!!

Só para acrescentar informo-lhes que em MACAPÁ laudo do Instituto Evandro Chagas do Pará confirmou que 29 pessoas se contaminaram com a doença de Chagas no Amapá depois de comer açaí. O chefe da Divisão de Epidemiologia do Amapá, Clóvis Miranda, diz que a situação é preocupante.

Cordiais saudações a todos e ao companheiro em especial !!

Paulo Roberto Rebello - médico

CECIH-CVE/SES-RJ

VISA-EAD/ENSP-


Respondida por Paulo Rebello, em 06/04/2005


Alerta - Surto de Doença de Chagas

Informamos que o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas - IPEC/FIOCRUZ está funcionando como referência para casos suspeitos de risco de Doença de Chagas por ingestão de caldo de cana em Região do Estado de Santa Catarina.
Aproveitamos para divulgar Nota Técnica do Ministério da Saúde, 29/03/05 sobre o surto de Doenças de Chagas.

Mensagem encaminhada pelo colega Alejandro.

Nota Técnica - 29/3/2005
Doença de Chagas Aguda relacionada à ingestão de caldo de cana em Santa Catarina

1. A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde informa que até o dia 29.03.2005 foram investigados 159 casos suspeitos de Doença de Chagas Aguda relacionados à ingestão de caldo de cana em Santa Catarina. Dentre os casos suspeitos, 31 permanecem com resultados preliminares
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Alejandro, em 06/04/2005


Alerta - Surto de Doença de Chagas

Célia perguntou:

> Mais uma vez, nào me satisfaz essa reportagem. Será que há confirmaçào sorológica imediata?

Não, neste caso há parasitemia positiva, seja por pesquisa direta ou xenodiagnóstico.

Fernando Luiz de Andrade Maia
Maceió, Alagoas, Brasil
UIN (ICQ) 28600346
MSN flanautico@hotmail.com


Respondida por Fernando Maia, em 06/04/2005


Alerta - Surto de Doença de Chagas

Olá pessoal.... Oi Paulo !

Boa noite (ou melhor...bom dia) !

Tenho lido várias reportagens a respeito dessa matéria e, continuo não "satisfeita" com as supostas explicações que validam essa possibilidade...

Com certeza, referente a sujidade (eu não conhecia o termo...mas conheço a sujeira...) você tem razão, ser um veículo para a transmissão do parasita....também pode ser mas...causar a "doença de chagas"...

A forma infectante, contesto mais uma vez, é inativada se ingerida... Será que conseguiríamos alguma literatura a respeito ?

Acho que vou até a USP falar com o pessoal da parasitologia...quem sabe conseguem me fornecer alguma novidade....

Se alguem tiver alguma literatura...passe para o grupo...realmente é uma bela discussão para o nossp grupo

Bom domingo a todos

Celia Wada
PGRSS Autarquia Municipal SP


Respondida por Celia Wada, em 08/04/2005


Alerta - Surto de Doença de Chagas

Fernando

Mas se ele foi ingerido...como atingiria o musculo cardíaco?

Celia Wada


Respondida por Celia Wada, em 08/04/2005


Alerta - Surto de Doença de Chagas

Prezado Alejandro

Muito obrigada por sua explicação.

Fizemos muitos trabalhos em nossa época de faculdade a respeito da doença de chagas e nunca consideramos essa forma de transmissão

Gostaria de saber como seria a atividade do parasita. Como se daria a falência do miocardio? Não há, no caso, a presença do parasita na corrente circulatória daí então, como o musculo cardíaco seria afetado? De que forma as megas seriam induzidas?

Desculpe tantas perguntas mas, realmente, o assunto é bastante interessante e a forma com que foi abordado me pareceu muito "sensacionalista", principalmente pela forma de notificação ou seja, horas após a contaminação, já se teriam "provas " da positividade da sorologia???? Isso realmente é impossível. Não existe nenhuma possibilidade de que isso possa
[ + ] Exibir tudo


Respondida por Celia Wada, em 08/04/2005


Alerta - Surto de Doença de Chagas

Srs participantes,

a transmissão oral o T. cruzi vem de longa data sendo estudada em casos familiares em surtos de doença aguda acometendo algumas vezes mais de 9 membros simultaneamente. Assim, para os céticos sugiro consultar os trabalhos publicados pelo grupo de pesquisadores do Instituto Evandro Chagas que tem o Dr Aldo Vasconcelos como responsável. Lembrando que a miocardite aguda nestes casos é a principal causa de óbito.

Lourival


Respondida por Lourival, em 11/04/2005


Alerta - Surto de Doença de Chagas

Prezados amigos

Eu havia mandado esta mensagem há alguns dias, nào sei como circulou apenas agora
Obrigada das informações, estou achando tudo bastante objetivo , com certeza , vou acompanhar tudo que mandarem...para mim...o caso ainda é "estranho"(desculpem...se é que podemos falar isso em ciência...)

abraçcos a todos

(Paulo...como está vendo tudo isso? gostaria da SUA posição)

Celia Wada

[ Riscobiologico.org - Esclarecemos que as mensagens enviadas para a lista de discussão são agendadas de acordo com a ordem de chegada em nosso servidor. Temos tido um número muito grande de e-mails enviados nos últimos 10 dias, levando a uma média de 10 mensagens por dia. O atraso para a entrada de uma mensagem na lista tem sido em torno de 1 semana. ]


[ + ] Exibir tudo


Respondida por Celia Wada, em 11/04/2005


Alerta - Surto de Doença de Chagas

Prezada Célia Wada,

Percebo que há interesse específico de sua parte de obter informações referentes à doença de Chagas aguda.

Sugiro acessar o site : www.ipec.fiocruz.br , lá você encontrará na barra de rolagem, um manual , completo e atualizado, sobre doença de Chagas Agudo, feito por alguns especialistas de reconhecido notório saber neste assunto.

Acredito que a leitura deste manual lhe será de grande valia.

Atenciosamente,

Alejandro Hasslocher
IPEC / Fiocruz, RJ


Respondida por Alejandro Hasslocher, em 13/04/2005


Alerta - Surto de Doença de Chagas

> Fernando

> Mas se ele foi ingerido...como atingiria o musculo cardíaco?

Ao penetrar em qualquer mucosa - oral, esofágica, gástrica etc - o parasito cai na corrente sanguínea e segue seu curso normal, como se tivesse entrado pela mucosa ocular ou por inoculação direta, como na transmissão transfusional.

Fernando


Respondida por Fernando, em 14/04/2005

1 | 2 | 3
Primeira | Última
 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom