Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Curso - SP
Mensagem encaminhada pela colega Sonia
NA PRÓXIMA SEMANA, NOS DIAS 27 E 28 DE OUTUBRO EM SÃO PAULO, A AMBIANCE ESTARÁ REALIZANDO O CURSO: "PRÁTICAS DE COMO GERENCIAR E DESTINAR RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE - RSS - NO PRISMA DA SUSTENTABILIDADE". O CURSO MINISTRADO PELA DRA NOIL CUSSIOL - QUE É UMA REFERÊNCIA EM RSS - COM 16 HORAS DE DURAÇÃO EM DOIS DIAS SEQÜENCIAIS, PREVÊ NA SUA PARTE PRÁTICA: A MONTAGEM DE UM PLANO DE GERENCIAMENTO - PGRSS INFORMATIZADO, ORIENTADO PELA EXPERTISE. OS PARTICIPANTES ESTARÃO ACOMPANHANDO O DESENVOLVIMENTO COM SEUS LAP-TOPS PARA IMPLANTAR NAS SUAS UNIDADES DE SAÚDE O PROGRAMA, VISANDO AÇÕES DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE. MUITO INTERESSANTE PARA ÁREA HOSPITALAR QUE
[ + ] Exibir tudo
ESTÁ OU QUER ENTRAR NA FASE DE ACREDITAÇÃO. MUITO BOM PARA COMISSÕES DE GERENCIAMENTO. PRÁTICO PARA ÁREA DE SAÚDE EM GERAL. O CURSO É APOSTILADO E COM MEIO DIGITAL COMO COMPLEMENTO; COM CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO. NR PARTICIPANTES: 30. INFORMAÇÕES AMBIANCE: 11 7730-4539; 11 5093-9885; 5096-2521. saudemeioambiente@terra.com.br ou contato@ambianceconsultoria.com.br
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-ma
Esterilização, desinfecção, antissepsia Central de Material Esterilizado - Pinças
Bom Dia! Estou trabalhando em Central de Material Esterilizado, mas tenho duvidas com relacao a esterilizacao de pinças... Devem estar abertas ou fechadas dentro das caixas? Grata Aíla Coelho
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
EPI, EPC, Precauções e Isolamentos Equipamentos de Proteção Individual/Barreira - Lavanderia
Olá meu nome é Maria Olivia Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês para saná-la: O funcionário da lavanderia hospitalar que atua no transporte/coleta da roupa suja corre risco biológico ? Qual o EPI que ele deve usar? Ele deve permanecer de luvas o tempo todo, digo, ainda que esteja apenas empurrando o carrinho? Isso consta de alguma legislação? Por gentileza me auxiliem grata Maria Olivia
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Legislação e normatizações Adicional de Insalubridade
Mensagem encaminhada pelo colega Gustavo
"Condutor de ambulância ganha direito a adicional de insalubridade em grau médio. Um motorista da Secretaria de Saúde de Esteio demandou ação trabalhista contra o município exigindo adicional de insalubridade em grau máximo. O funcionário faz o transporte diário de pessoas portadoras de doenças infecto-contagiosas e afirmou que, em casos mais críticos, carrega essas pessoas no colo.
O empregado disse inclusive que o coordenador administrativo do réu, com a anuência do Secretário Municipal de Saúde, solicitou à prefeitura o pagamento de adicional de insalubridade a ele e a outro colega que exerce idênticas funções, mas o pedido foi indeferido.
A testemunha de defesa do autor declarou que é assistente social, sendo seu trabalho fazer a avaliação e
[ + ] Exibir tudo
encaminhamento dos usuários para tratamento em Porto Alegre, dentre eles doentes de câncer, hepatites B e C, tuberculose, etc. Afirmou, ainda, que o reclamante auxilia e muitas vezes transporta os pacientes no colo, mantendo contato direto com os doentes.
O laudo pericial, com base no Anexo 14, da NR 15 da Portaria nº 3.214/78 do Ministério do Trabalho, concluiu pela existência de insalubridade em grau médio. O juízo em primeira instância acolheu a prova testemunhal, bem como a dedução da perícia.
Em sua defesa, o município argumentou que, para caracterizar a existência de insalubridade, não basta que o empregado dirija o veículo utilizado no transporte de doentes, mas sim que tenha contato direto e permanente com pacientes portadores de doenças infecto-contagiosas.
Expôs também que o funcionário somente transporta pacientes com insuficiência renal crônica para hemodiálise, fisioterapia, consultas e exames nos postos de saúde, eventualmente auxiliando nas remoções de urgência e emergência.
A 6ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul acordou por manter a sentença e atribuir grau médio ao adicional de insalubridade, que será incorporado ao salário do empregado em parcelas vencidas e vincendas, a partir do período em que o autor foi lotado na Secretaria de Saúde do Município.
A relatora, Desembargadora Beatriz Renck, salientou que "não há dúvidas de que o reclamante mantém contato direto com os doentes que transporta, o que autoriza concluir pela existência de condições insalubres nas atividades desenvolvidas".
Todavia, ressalvou que não se pode traçar um comparativo com aqueles que desenvolvem atividades dentro das unidades de saúde e hospitais, o que, nesses casos caracterizaria grau máximo de insalubridade.Da decisão, cabe recurso.
( Processo 0103800-63.2008.5.04.0281 ) Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região Rio Grande do Sul, 19.10.2010"
- Riscobiologico.org - http://www.riscobiologico.org O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Evento - AM
Divulgação de evento em Manaus I Congresso Amazonense Internacional de Odontologia IX Semana UEA de Odontológica II Encontro de Presidentes de CRO da Região Norte I Encontro de Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal Palestra Biossegurança em Odontologia Sábado dia 23 de outubro No período da manhã para dentistas ( 2 horas) e de tarde para auxiliares ( 4 horas) Informações pelo telefone (92) 3663-20 61 na coordenação Odontologia Palestrante: Liliana Junqueira de Paiva Donatelli Consultora de Biossegurança em Saúde Cristófoli Mestre em Saúde Coletiva FMB UNESP Bióloga CRBio 18469/01-D Tel.14 3224-1003 cel- 14 9771 5273 Email lilianadonatelli@uol.com.br Twitter @lilianadonatell @biosseguranca10
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Evento - PR
Mensagem encaminhada pelo colega William
II Encontro de Técnicos em Segurança do Trabalho "SEGURANÇA NO TRABALHO, TAMBÉM UM COMPROMISSO FRATERNO E SOCIAL!" A COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO COM SATISFAÇÃO CONVIDA VOCÊ PARA MAIS ESSE IMPORTANTE EVENTO. Data: 26/11/10 Horário: 19h00min Local: COLÉGIO ESTADUAL POLIVALENTE - EFMP Endereço: Rua Figueira, 411 - Jd.Sta.Rita - Londrina - PR Atividades: Gincana Cultural e Confraternização SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE Maiores informações: (43)3338-5018 ou coordenacaotst@gmail.com
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Esterilização, desinfecção, antissepsia Central de Material Esterilizado - Água
Boa tarde,
Gostaria de saber , se alguem trabalha em CME que possui sistema de reaproveitamento de agua (utilizada para resfriamento da bomba de vácuo da autoclave), como é esse projeto? Onde posso buscar mais informações? Desde já agradeço.
Atenciosamente,
Jacqueline Bosso
-
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Áreas de apoio Áreas de Apoio - Projetos Físicos de Estabelecimentos de Saúde
Listeiros!!! Alguém de vocês sabem em que lugar ( pagina)da RDC 50 exige que todos os revestimentos de materiais em serviço de saude sejam lavaveis e não porosos. Não estou conseguindo achar na RDC, portanto gostaria de saber onde fala na RDC sobre a proibição de material madeira como por exemplo o uso de escada de madeira no ambiente hospitalar.
Adriana
- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.