Superbactéria que representa risco de saúde global é detectada no Nordeste
Klebsiella pneumoniae - isolada de uma mulher de 86 anos com infecção urinária, admitida em um hospital em uma cidade da região Nordeste em 2022, mostrou-se resistente a todas as opções de antibióticos disponíveis
Laboratórios clínicos e de pesquisa Laboratório - Infecções / Escapes acidentais
Laboratory-acquired infections and pathogen escapes worldwide between 2000 and 2021: a scoping review
Acesso gratuito através do link https://www.thelancet.com/journals/lanmic/article/PIIS2666-5247(23)00319-1/fulltext
Tradução livre: "Infecções adquiridas em laboratório (LAIs) e escape acidental de patógenos de ambientes laboratoriais (APELS) são grandes preocupações para a comunidade. Uma abordagem baseada em risco para gerenciamento de pesquisa de patógenos dentro de uma estrutura de gerenciamento de biossegurança padrão é recomendada, mas é desafiadora devido a razões como inconsistência na tolerância e percepção de risco.
Realizamos uma revisão usando relatórios de periódicos e mídia revisados ??por pares e disponíveis publicamente sobre LAIs e instâncias de APELS entre 2000 e 2021.
Identificamos LAIs em 309 indivíduos em 94 relatórios para 51 patógenos.
Oito fatalidades (2,6% de todas as LAIs) foram causadas por infecção por Neisseria
[ + ] Exibir tudo
meningitidis (n=3, 37,5%), Yersinia pestis (n=2, 25%), Salmonella enterica sorotipo Typhimurium (S Typhimurium; n=1, 12,5%) ou vírus Ebola (n=1, 12,5%) ou foram devido à encefalopatia espongiforme bovina (n=1, 12,5%). Os cinco principais patógenos de LAI foram S Typhimurium (n=154, 49,8%), Salmonella enteritidis (n=21, 6,8%), vírus vaccinia (n=13, 4,2%), Brucella spp (n=12, 3,9%) e Brucella melitensis (n=11, 3,6%). 16 APELS foram relatados, incluindo aqueles para Bacillus anthracis, SARS-CoV e poliovírus (n=3 cada, 18,8%); Brucella spp e vírus da febre aftosa (n=2 cada, 12,5%); e vírus da varíola, Burkholderia pseudomallei e vírus influenza H5N1 (n=1 cada, 6,3%).
A melhoria contínua no gerenciamento de LAI e APELS por meio de sua análise de causa raiz e investigação completa de tais incidentes é essencial para evitar ocorrências futuras. Os resultados são tendenciosos devido à dependência de informações publicamente disponíveis, o que enfatiza a necessidade de relatórios globais formalizados de LAIs e APELS para entender melhor a frequência e as circunstâncias que cercam esses incidentes."
Equipe Riscobiologico.org
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
"O Ministério da Saúde lançou, na última semana, um guia de bolso sobre mudanças climáticas voltado para profissionais do setor. O material é uma adaptação de uma publicação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com a linguagem e as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo do guia é facilitar o atendimento dos médicos, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e outros profissionais com acesso rápido às informações para que as orientações aos pacientes sejam feitas com mais segurança. As mudanças climáticas são uma realidade recente para a população e, para os profissionais, não é diferente.
[ + ] Exibir tudo
Por isso, o documento é fundamental para uma pronta resposta às necessidades dos brasileiros.
De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DVSAT), Agnes Soares, as ondas de calor, inundações e secas extremas trazem uma preocupação adicional tanto para quem organiza os serviços, como para os que prestam assistência às pessoas. "Seja numa UBS [Unidade Básica de Saúde] ou na atenção especializada, é preciso realizar algumas mudanças para manter a qualidade do atendimento, como uma adequação da medicação, por exemplo. A vantagem desse instrumento é ter essas informações nas mãos", explicou a diretora.
Esta é a primeira vez que o Ministério da Saúde publica um material específico para os profissionais com relação às mudanças climáticas e os efeitos em saúde. "
Link para o documento: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/guias-e-manuais/2024/guia-mudancas-climaticas-para-profissionais-da-saude.pdf
Equipe Riscobiologico.org
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Riscos ocupacionais não-biológicos Radiologia - Derramamento de revelador / fixador
Conduta no derramamento de revelador e fixador no setor de Radiologia
Bom dia.
Gostaria de saber alguns detalhes sobre a conduta diante do derramamento de revelador e/ou fixador mo setor de radiologia:
1-Quem toma as primeiras providências para fazer a contenção do produto? 2- Quem faz o treinamento da equipe de limpeza e os EPIs adequados? 3- Como é onde fazer o descarte de todo o material que entrou em contato os produtos químicos: rodos, pano de chão, moops e etc?
Grata
Ana Lucia Aleixo Enfermeira Iaserj Maracanã.
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Conceitos e condutas gerais Segurança do Paciente - Higienização das Mãos
Anvisa disponibiliza o RELATÓRIO DO PROJETO DE IMPLANTAÇÃO NACIONAL DA ESTRATÉGIA MULTIMODAL DE MELHORIA DA HIGIENE DAS MÃOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE (2022-2023)