Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Legislação e normatizações Legislação NR32 - Riscos biológicos
Colegas, mas uma vez peço a ajuda de vocês para sanar uma dúvida. Na verdade, são duas.
De acordo com a NR-32, ítem 32.2, que trata dos Riscos Biológicos, subitem 32.2.1, para fins de aplicação desta NR, considera-se risco biológico a probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos.
O hospital onde trabalho e consituido de 5 andares, sendo o 2º administrativo. Levando em consideração a probabilidade de exposição, devo considerar que todos que trabalham no hospital estão expostos a riscos biológicos? Pois algumas pessoas estão mais expostas e outras menos, devido ao setor em que trabalham.
OBS: A minha dúvida é realmente quanto a classificar a exposição em determinados setores, principalmente administrativo. Não estou confundido com direito a percepção de insalubridade, haja
[ + ] Exibir tudo
visto o anexo nº 14 da NR-15 ser muito claro quanto a isso.
Outra dúvida:
Item 32.2.2.1
subitem II
alínea c) a possibilidade de exposição.
Segundo ítem acima, devo citar a possibilidade de exposição em todos setores. Devo inserir neste campo os dados a serem obtidos no CCIH? Caso não possuo os mesmos, devo inserir uma observação e deixar o campo em branco? Ou existe outro critério a ser adotado para preenchimento deste campo?
Espero ter sido claro quanto as minhas dúvidas e aguardo a ajuda dos colegas.
Ivan Pessanha de Souza
Téc. Segurança do Trabalho
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Legislação e normatizações Adicional de Insalubridade - Quimioterapia
Caros colegas, estou com uma dúvida e gostaria que me ajudassem:
AFINAL DE CONTAS, QUAL O GRAU DE INSALUBRIDADE A SER PAGO AOS FUNCIONÁRIOS DE QUIMIOTERAPIA?
VOCÊS ACHAM QUE OS FUNCIONÁRIOS DA LIMPEZA DESSE SETOR ESTÃO TAMBÉM EXPOSTOS AO RISCO QUÍMICO DO QUIMIOTERÁPICO?
Aqui onde trabalho existe uma situação muito estranha, a qual não encontro base legal pra entender porque é feito:
OS FUNCIONÁRIOS DA ENFERMAGEM E O FARMACÊUTICO DA QUIMIOTERAPIA RECEBEM INSALUBRIDADE PORÉM EM 40% DO SALÁRIO BASE.
vejam que situação esquisita. não encontrei base pra justificar isso, até porque insalubridade não é paga sobre o base.
Os funcionários da limpeza recebem 20% sobre o mínimo. sendo que no meu entendimento a exposição aos quimioterápicos existe também pra eles, variando o
[ + ] Exibir tudo
tipo de exposição.
Espero que essa situação possa ser debatida aqui no fórum.
Francisco Franco Junior
Téc. Segurança do Trabalho
Hospital ASCOMCER
032-3311-4028
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Material bilbiográfico e educativo Material bibliográfico - Periodicidade de troca de artigos
Olá listeiros
Preciso elaborar um protocolo sobre troca de equipos de soro, de bomba de infusão, polifix, sondas, etc, vcs sabem alguma literatura onde posso encontrar?
Desde já agradeço
Gisele
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Evento - DF
Inscrições para a 8ª Expoepi começaram no dia 22 de setembro
No dia 22 de setembro, abriram as inscrições para a 8ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (8ª Expoepi), que será realizada entre os dias 5 e 7 de novembro, em Brasília (DF). O prazo para as inscrições de técnicos da SVS e participantes externos vai até 8 de outubro.
A programação da 8ª Expoepi inclui a apresentação de 73 experiências dos serviços de saúde, das quais 33 concorrem ao Prêmio Expoepi, no valor de R$ 30 mil.
Além disso, serão concedidos os prêmios Carlos Chagas e Adolfo Lutz & Vital Brazil, às melhores investigações de surtos realizadas por estados, municípios ou pela própria Secretaria de
[ + ] Exibir tudo
Vigilância em Saúde (SVS/MS).
Entre as inovações deste ano está a apresentação de trabalhos que objetivaram a integração entre a vigilância em saúde e a atenção básica e sobre a saúde do trabalhador.
Também durante o evento, serão realizados dois importantes encontros: a reunião sobre dengue para Região das Américas, coordenada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) com apoio da SVS/MS, e o 2º Encontro da Rede Cievs (Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública).
As inscrições podem ser feitas no hotsite do evento
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Evento - SP
3º Congresso Reabilitação Profissional de Acidentados no Trabalho
14 e 15 de outubro de 2008
Centro de Convenções Rebouças - SP
Realização: Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial
Inscrições: www.cbssi.com.br
Programa do 1° Dia - 14/10/2008
08:00 - Abertura do 3º Congresso Reabilitação Profissional de Acidentados no Trabalho
8:15 - Prêmio Oscar 2008
Ana Claudia Camargo Gonçalves - Vice-Presidente da Associação Brasileira de Promoção da Saúde
08:45 - Reabilitação Profissional Quem são os Responsáveis?
Linamara Rizzo Battistella - Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - São Paulo - Brasil
09:30 - Sustentabilidade & Reabilitação Profissional
Eliana de Oliveira Pinto Victor - Diretora da Divisão de Reabilitação e
[ + ] Exibir tudo
Inclusão da AVAPE
10:15 - Intervalo Temático - Oscar 2008
10:45 - Educação e Reabilitação
Fátima Freire Dowbor - Pedagoga, pela PUC-SP, Filósofa pela Universidade de Coimbra (Portugal), Psicopedagogia pelo Instituto Jean Jacques Rousseau (Suíça), Línguas Romanas pela Universidade de Varsóvia (Polônia), Coordenadora Pedagógica e membro do Instituto Paulo Freire.
12:00 - Intervalo Almoço
Painel 2 - A Prática da Reabilitação Profissional
Coordenador - Demétrio Praxedes Araújo - INSS
14:00 - Experiência Internacional - Portugal - Programa de Apoio à Manutenção e Retorno ao Trabalho das Vítimas de Doenças Profissionais e Acidentes de Trabalho
Jerónimo Sousa - Diretor do Centro de Reabilitação Profissional de Gaia - CRPG / Portugal, Presidente da EPR - European Platform for Rehabilitation
15:00 - Reabilitação Profissional de Portadores de LER/DORT
Rosalina Moura - Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica, em Psicologia Hospitalar e em Terapia Familiar e de Casal pela PUC-SP. Gestora em Qualidade de Vida no Trabalho pela FIA/FEA-USP.
15:30 - Intervalo Temático - Oscar 2008
16:00 - Reabilitação Profissional e a Reinserção Social de Portadores de Distúrbios Mentais Relacionados ao Trabalho
Selma Lancman - Professora Livre Docente da Faculdade de Medicina da USP, Doutora em Saúde Mental pela Unicamp, Pós Doutorado em Psicologia do Trabalho pelo Conservatoire National des Arts et Metiers-França, Pós Doutorado em Terapia Ocupacional pela Universidade de Montreal, Canadá.
16:45 - Comitê de Ajudas Técnicas - CAT
Demétrio Praxedes Araújo - Fisiatra, Membro Titular da Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação; Membro Integrante do Comitê de Ajudas Técnicas (CORDE/SEDH). Especialização em Reabilitação de Amputados e Próteses Médico Perito do INSS com Atuação na Reabilitação Profissional.
17:30 - Sessão de Perguntas e Esclarecimento de Dúvidas
18:00 - Término do 1º dia do 3º Congresso Reabilitação Profissional de Acidentados no Trabalho
Programa do 2° Dia - 15/10/2008
Painel 3 - Reabilitação Profissional e a Previdência Social
Coordenador - Baldur Schubert - OISS
08:30 - Projeto de Revitalização da Reabilitação Profissional - Ministério da Previdência Social
Remígio Todeschini - Diretor do Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social.
09:00 - Perícia Médica & Reabilitação Profissional
Filomena Maria Bastos Gomes - Coordenadora Geral de Benefícios por Incapacidade, Ministério da Previdência Social
09:30 - Intervalo Temático - Oscar 2008
10:00 - Experiência de Reabilitação Profissional da Gerência Executiva de Pelotas
Vera Lúcia Portella Kratz - Assistente Social, Responsável pela Reabilitação Profissional da Gerência Executiva do INSS de Pelotas - GEX de Pelotas.
10:30 - Parceria WEG / INSS em Reabilitação Profissional
Kathia Maria Moreira Braga - Chefe do GBENIN da Gex Joinville-Ministério da Previdência Social
Claudio Luiz Bley do Nascimento - Médico, Responsável Técnico da Área de Gerenciamento de Benefícios por Incapacidade da Gerência Executiva do INSS em Joinville
Denise Mallmann Varnier - Médica do Trabalho, Coordenadora do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da Empresa WEG
Michelle Biembengut da Silva - Fisioterapeuta do Trabalho, Responsável pelo Programa de Reabilitação da Empresa WEG
11:00 - Parceria Empresa do Setor Siderúrgico / INSS em Reabilitação Profissional
Flávio César Frade - Terapeuta Ocupacional / Especialista em Saúde e Trabalho pela UFMG
11:30 - Sessão de Perguntas e Esclarecimento de Dúvidas
14:00 - Reabilitação no Sistema Único de Saúde - SUS
Érika Pisaneschi - Fonoaudióloga, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Estratégica da Saúde, Mestre em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas, Coordenadora da Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde.
14:30 - A Prática da Reabilitação Profissional do INSS em Florianópolis
Alfredo Cherem - Médico Fisiatra, Doutor em Ergonomia, Perito Médico do INSS
15:00 - Reabilitação dos Músicos Profissionais
Yumi Kaneko - Médica Fisiatra do Serviço de Reabilitação do SESI-SP; Mestre em Medicina pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Médica Coordenadora da Unidade de Reabilitação do Hospital Geral de Pirajussara
15:30 - Intervalo Temático - Oscar 2008
16:00 - Reabilitação Profissional em Indústrias Químicas de Explosivos
Andrei Moreno e Natanael da Silva - Britanite-IBQ Indústrias Químicas Ltda
16:30 - Programa para Reabilitação Profissional no Grupo Abril
Neusa Thomé de Castro Burbarelli - Assistente Social e Psicodramatista, Especialização em Quality of Life and Health Promotion pela America University Whashington, D.C.1998. Responsável pelo Gerenciamento do Plano de Saúde e pela Área de Saúde e Segurança do Trabalho do Grupo Abril
17:00 - Sessão de Perguntas e Esclarecimento de Dúvidas
17:30 - Entrega do Oscar 2008 - Imperdível!!!
18:00 - Término do 3º Congresso Reabilitação Profissional de Acidentados no Trabalho
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Não sei se já foi veiculado aqui esta info, mas saiu no DOERJ , no dia 08/09/2008, uma determinaço do Secretário de Saúde Sérgio Côrtes:
...'Suspensão cautelar dos produtos saneantes à base de Glutaraldeído a 2%, como desinfetante de médio e alto nível, e esterlizante em procedimentos de estrilização química de artigos médicos, e qualquer nível de complexidade de aço desenvida por estabelecimentos assistencias de saúde, no âmbito do estado do Rio de Janeiro.'...
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Evento - GO
Nos dias 9, 10 e 11 de Outubro, será realizado em Goiânia, o 3o Congresso Internacional Sobre Saúde Mental no Trabalho, promovido pelo Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho no Estado de Goiás - FSSTGO e o Instituto Goiano de Direito do Trabalho - IGT.
O evento contará com palestras dos mais capacitados pesquisadores e profissionais na área, abordando todas as vertentes do assunto. Representando a Fundacentro, a pesquisadora Maria Maeno irá proferir palestra no dia 9 de outubro.
A programação, preços e a ficha de inscrição estão disponíveis nos sites www.prt18.mpt.gov.br e www.igt.org.br.
Outras Informações pelos telefones (62) 3215-2076/3275-2740 ou e-mails igt@terra.com.br e eventos@prt18.mpt.gov.br.
Assessoria de Comunicação Social
Fundacentro/Ministério do Trabalho e Emprego
--------------------------------
O conteúdo das
[ + ] Exibir tudo
mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail
Material bilbiográfico e educativo Material bibliográfico - Saúde dos trabalhadores da saúde
"Saúde dos trabalhadores da saúde" é o tema da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional
Com o tema "A saúde dos trabalhadores da saúde" a Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, volume 33, número 117, aborda assuntos sobre a necessidade de refletir sobre as condições de trabalho e doenças ocupacionais em que os trabalhadores da área da saúde estão expostos.
O intuito desta edição é o de alertar sobre as condições de trabalho desses profissionais, além de informar que esta problemática não pode ser negligenciada, principalmente no momento em que está em pauta a humanização da assistência.
De acordo com o editorial da RBSO, a assistência não pode ser rebuscada, e sim, tem que ser contemplada visando o entendimento
[ + ] Exibir tudo
da natureza do trabalho e os riscos inerentes, as condições de execução do trabalho, como é organizado, entre outras coisas que possibilitem implantar uma gestão que seja eficaz na prevenção de acidentes e saúde desses profissionais.
Além disso, a revista traz outros assuntos referentes à saúde do trabalhador de outras categorias.
O volume 33 do número 117 da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional encontra-se disponível para consulta e download, no portal da RBSO. Para visualizar, clique em: http://www.fundacentro.gov.br/rbso
Assessoria de Comunicação Social
Fundacentro/Ministério do Trabalho e Emprego
Editorial
Considerações sobre o tema "Saúde dos trabalhadores da Saúde" e breve apresentação
José Marçal Jackson Filho
Artigos do dossiê Saúde dos trabalhadores da Saúde
Tuberculose em trabalhadores de enfermagem: uma abordagem epidemiológica de base populacional
Ricardo Luiz Lorenzi, Ivone Martini de Oliveira
Assédio moral no trabalho no setor saúde no Rio de Janeiro: algumas caracterísiticas
Ana Carolina Hungria Xavier, Carla Regina Veiga Barcelos, Jaqueline Peixoto Lopes, Priscila Gandarela Chamarelli, Sarah de Souza Ribeiro, Luciene da Silva Lacerda, Marisa Palacios
O Programa de Saúde da Família sob o ponto de vista da atividade: uma análise das relações entre os processos de trabalho, saúde e subjetivação
Ana Claudia Barbosa da Silva, Milton Athayde
O trabalho em saúde mental: uma análise preliminar relativa à saúde dos trabalhadores dos serviços públicos
Tatiana Ramminger, Jussara Cruz de Brito
Comunicação breve
Efeito booster na prova tuberculínica em um hospital universitário de Mato Grosso do Sul
Sandra Maria do Valle Leone de Oliveira, Michael RobinHoner, Anamaria Mello Miranda Paniago, Eliana Setti Aguiar, Rivaldo Venâncio da Cunha
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de Evento - SP
SIMPÓSIO INTERNACIONAL
No dia 4 de Outubro de 2008 ocorrerá em São Paulo, durante o evento da INS em São Paulo, o Simpósio Satélite sobre "O Uso de Seringas Pré Enchidas na Manutenção de Cateteres"
A convidada internacional será Lynn Hadaway.
Lynn tem mais de 35 anos de experiência em terapia de infusão e treinamentos de enfermagem. Uma das profissionais mais respeitadas nos EUA e no mundo, sua experiência vem de múltiplos ambientes em que já atuou.
Possui duas importantes certificações americanas - Enfermeira Especializada em Terapia de Infusão, pela Infusion Nurses Certification Corporation e Desenvolvimento Profissional pela American Nurses Credentialing Corporation, além do Mestrado em Educação pela Universidade da Georgia.
Suas inúmeras publicações incluem muitos temas ligados a
[ + ] Exibir tudo
dispositivos de acesso vascular, anatomia e fisiologia além de gestão de complicações em infusões vasculares.
Está listada no Quem é Quem no American Nursing e foi Presidente e Conselheira da Associação de Acesso Vascular (AVA); foi duas vezes presidente da INS da região sudeste dos EUA e trabalhou na comissão de normas da INS na edição de 2006, sobre normas de conduta. Ela é atualmente presidente da consultoria Lynn Hadaway Associates, Inc., fundada em 1996.
Não perca essa oportunidade. Faça sua inscrição pelo site: www.marketingsolutions.com.br/ins2008
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.