E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Esterilização, desinfecção, antissepsia
Esterilização por plasma

Gostaríamos de divulgar a Tese de Doutorado de Débora Cristina de Oliveira sobre Sistemas de esterilização por plasma.

Ela está disponível integralmente no endereço:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9139/tde-11072007-135901/

Equipe Riscobiologico.org

Sistemas de esterilização por plasma: estudos de compatibilidade em polímeros e eficácia esterilizante em produtos médico-hospitalares de calibres reduzidos e longa extensão Autor: Oliveira, Débora Cristina de Resumo Original Recentes avanços nas ciências médicas têm contribuído significativamente para que novas tecnologias de materiais e processos tecnológicos ganhem espaço. No âmbito da esterilização de materiais poliméricos termossensíveis, empregados na fabricação de ampla gama de produtos médico-hospitalares, os processos que operam sob temperaturas compatíveis com estes materiais, gás óxido de etileno e radiação ionizante, agregam desvantagens importantes envolvendo, respectivamente, aspectos de toxicidade ocupacional, ambiental e ao paciente, bem como
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 18/07/2007

Ver o debate

Material bilbiográfico e educativo
Material bibliográfico - Saúde do Viajante

Divulgação de nova publicação/atualização do manual de Saúde dos Viajantes encaminhada pela colega Isabella.

É um material de referência na área e conhecido como Yellow Book.

Ele pode ser acessado integralmente no endereço
http://wwwn.cdc.gov/travel/ybToc.aspx.

CDC Releases Updated "Yellow Book" on International Travel

The CDC has released its biennial revision of "the yellow book," a health guide for international travel.

The book describes travel-related infections and diseases endemic to each region. Changes in the latest edition include updates on recommended immunizations, developments in malaria treatment and prevention, advice for avoiding deep vein thrombosis while flying, and a section on avian influenza.

The yellow-covered book, officially titled "CDC Health Information for International Travel 2008," is available free online (and can also be purchased
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 18/07/2007

Ver o debate

Assuntos diversos
Assuntos diversos - Frasco de aspiração de vias aéreas

Boa tarde!

No hospital em que trabalho, adotamos a seguinte conduta sobre o procedimento de aspiração das VVAA.Todo e qualquer profissional (médico, enfermeiro, fisioterapeuta) que executar esta técnica deverá ser responsável pela retirada e esvaziamento do conteúdo do frasco de aspiração.No entanto, está havendo um impasse, pois profissionais de algumas categorias alegam não ser função deles, e sim, do auxiliar de enfermagem. Veja bem: o que está determinado é somente a retirada e esvaziamento do frasco! A lavagem, secagem e empacotamento, para posterior esterilização são procedimentos realizados na nossa Central de Material Esterilizado.A pergunta é: Como funciona na sua Instituição? Existe alguma literatura que nos forneça um embasamento?

Grata,

Fátima Melo
Enfª SCIH.
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 16/07/2007

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação - Curso a distância

Programa de Educação a Distância para a Prevenção e o Controle de Resistência Microbiana e o Uso Racional de Antimicrobianos

Através de um convênio entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Ministério da Saúde (MS), Disciplina de Infectologia e Departamento de Informática em Saúde da UNIFESP foi estruturado o curso a distância "Medidas de Prevenção e Controle da Resistência Microbiana e Programa de Uso Racional de Antimicrobianos em Serviços de Saúde".

Este programa tem o objetivo de capacitar profissionais de saúde de nível superior que atuem nas Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas (Municipais e Estaduais), programas de controle de infecção hospitalar (médicos e enfermeiros)
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 16/07/2007

Ver o debate

Infecção pelo HIV/AIDS
HIV/AIDS - Teste rápido anti-HIV

Olá listeiros, gostaria de saber sobre contaminação por perfuro cortante com funcionários, em meu local de trabalho não temos infectologista, as pessoas são atendidas pelo plantonista do PS.Temos uma briga com a bioquimica pois ela alega que não se deve fazer o teste rapido de HIV, e sim entrar com a medicação em todos os pctes, mas de acordo com um curso que fiz recente e com a NR32 esta não é a conduta correta.O devo fazer, como deve ser o procedimento correto?

Mensagem encaminhada pela colega Siméia

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 16/07/2007

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação de evento - RJ

I ENCONTRO EM PREVENÇÃO DE FERIDAS DA BAIXADA FLUMINENSE

DIA: 02 de AGOSTO de 2007

PROGRAMA

7:30 às 8:00 - Entrega do material

8:00h às 8:20h - Abertura

8:20 às 10:00h -
Anatomia e Fisiologia da pele Definição e Classificação de Feridas
Processo de Cicatrização de Feridas

Palestrante: Enfa Mara Blanck
Presidente da SOBENFEE

10:10 às 10:30h - INTERVALO

10:30 às 11:20h - Comissão de Curativos um Novo Desafio
Palestrantes:
Enfa Helenilde Maria Soares Fortes - Membro da Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar da SESDEC/RJ
Enfa Silvania - Especialista em Enfemagem Dermatologica, Coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Vital

11:20 às 12:00h - Importância da Nutrição na Prevenção de Úlceras por
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 13/07/2007

Ver o debate

EPI, EPC, Precauções e Isolamentos
Equipamentos de Proteção Individual - Higienização/Limpeza

Bom dia!

Preciso de informações a respeito de normas sobre EPIs para o setor de higienização. Hoje onde trabalho as func. da higienização usam a luva de procedimento para limpar a mesa de cabeceira e o colchão do paciente, e para retirar o lixo e limpar o banheiro a luva de borracha. Pensei em colocar duas cores de luvas de borracha...por favor me ajudem!

Procurei na NR 32 mas não está espacificado o tipo de luva que deve ser usado.

Grata

Mariley Nevoa Moraes

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail


Enviada em 13/07/2007

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação de Curso - RJ

O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro promoverá no segundo semestre de 2007 dois CURSOS DE BIOSSEGURANÇA EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE.

O primeiro se destina a profissionais de saúde de nível médio e será realizado de 01 de agosto a 05 de setembro de 2007, sempre às quartas-feiras, de 8h às 17h30. A carga horária é de quarenta horas, com 05 dias: 01, 08, 15, 29 de agosto e 05 de setembro.

O segundo se destina a profissionais de nível superior e ocorrerá nos dias 03, 10, 17 e 31 de outubro e no dia 07 de novembro nos mesmos horários acima.

Tópicos:
Fundamentos de Biossegurança: Conceituação, histórico, legislação.

Conceito de Risco: Tipos
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 13/07/2007

Ver o debate

Legislação e normatizações
Adicional de insalubridade - Copeiras

Gostaria que alguém informasse sobre insalubridade por acesso habitual de copeira em alas de enfermarias e quartos de isolamento; se teria direito a insalubridade de grau máximo por estar em contato com prováveis pacientes em observação ou com doenças infectocontagiosas já em tratamento.

Grato,

Élcio Domingues

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 11/07/2007

Ver o debate

Esterilização, desinfecção, antissepsia
Reprocessamento - Seringas de bomba injetora de contrastes

Prezados Listeiros,

Gostaria de informações se utilizam ou possuem material sobre o uso de seringas de bomba de infusão para contraste para uso nas angiotomografias e tomografias.

Estas seringas podem ser reprocessadas? Se sim, qual método?

E os conectores?

Agradeço antecipadamente as informações.

Andreia

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 11/07/2007

Ver o debate

Anterior | 591 | 592 | 593 | 594 | 595 | 596 | 597 | 598 | 599 | 600 | Próxima
Primeira | Última
 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom