E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Riscos ocupacionais não-biológicos
Farmacêuticos - Riscos ocupacionais

O farmacêutico que trabalha em uma Clínica de procedimento cirúrgico de pequeno e médio porte está exposto a quais riscos ocupacionais?

Grata

Dra. Ana

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 13/11/2006

Ver o debate

Material bilbiográfico e educativo
Material bibliográfico - Higienização / Lactário

Gostaria de saber onde encontrar material bibliográfico sobre o processo de higiene de Lactário.
Grata,
Vitória
SCIH - Rio de Janeiro

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 13/11/2006

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação de Curso - RJ

Ministério da Saúde
FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz
Instituto Fernandes Figueira

Edital

CURSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM CENTRAL DE MATERIAL & ESTERILIZAÇÃO

Professora Responsável/Coordenadora: Enfª Maria da Conceição Samu Pezzi

O Instituto Fernandes Figueira (IFF/FIOCRUZ), por meio da Vice-Diretoria de Ensino e da Chefia da Central de Material & Esterilização (CME), divulgam a abertura das inscrições no Centro de Estudos Olinto de Oliveira (CEOO), do supracitado no ano de 2006.

O curso visa oferecer o fortalecimento da atuação e boas práticas inerentes a área, com subsídios de controle de infecção hospitalar e técnicas de controle de qualidade. Os alunos terão que cumprir 4 módulos de aulas teóricas e 24 horas de aula prática (aperfeiçoando o profissional), para fazer jus a certificação de 60h (sessenta
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 08/11/2006

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação de Curso - RJ

9º CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM BIOSSEGURANÇA HOSPITALAR

Realização: M.S. / Fundação Oswaldo Cruz / Instituto Fernandes Figueira.

Período: 10 e 24 de novembro e 01 e 08 de dezembro de 2006.

Horário: 6a feiras (das 9:00 às 18:00 horas).

Coordenação: Hamilton Coelho e Silvio Valle

Carga horária total: 36 horas.

Matrículas: a partir de 20 de setembro.

Taxa: R$ 50,00.

Anexar à ficha de matrícula:
cópia do certificado de conclusão do curso superior.

Receberão Certificados:
mínimo de 80% de aproveitamento

Local: Centro de Estudos Olinto de Oliveira, Av. Rui Barbosa, 716 - Flamengo - RJ.

Apoio: Secretaria Acadêmica, Centro de Estudos Olinto de Oliveira, CICT/DCC e CCS/FioPrev.

Outras informações:
cestudos@iff.fiocruz.br ,Tel / Fax: (21) 2553 - 6504 ou 2554-1714 ou
www.biossegurancahospitalar.com.br
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 07/11/2006

Ver o debate

Legislação e normatizações
Legislação - Registro de Produtos para a Saúde

Pessoal,

Saiu uma nova lei sobre registro de produtos importados. A RDC 185. Nos novos registros ou revalidações a ANVISA exige, que a partir de agora seja incluido no processo, informações econômicas sobre os produtos.

A ANVISA alega que isso será útil como Banco de Dados mas eu não consegui aceitar muito bem essa intenção. Alguém tem idéia da finalidade real dessa exigência?

Obrigada!!!

Anny

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 07/11/2006

Ver o debate

Assuntos diversos
Roupas / Uniformes - Tipos e Circulação

Caros colegas listeiros

Estou precisando de ajuda:

- A equipe de enfermagem feminina no hospital pode usar roupas sem mangas ou de alças?

- A partir do momento que se estabeleceu o uso de roupas/uniformes diferenciados no centro cirúrgico e central de esterilização, é permitido a circulação destes funcionários pelo hospital, utilizando as tais roupas/uniformes?

agradecida

Teresa Cristina

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 07/11/2006

Ver o debate

Legislação e normatizações
Consulta Pública - Regras para a substituição do sistema de infusão aberto para

Consulta Pública nº 68, de 27 de outubro de 2006.
D.O.U de 30/10/2006.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária
www.anvisa.gov.br

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que lhe confere o inciso IV do art. 11 e o art. 35 do Regulamento da ANVISA aprovado pelo Decreto nº 3.029, de 16 de abril de 1999, e tendo em vista o disposto no inciso V e nos §§ 1º e 3º do art. 54 do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria nº 354 da ANVISA, de 11 de agosto de 2006, republicada no DOU de 21 de agosto de 2006, em reunião realizada em 23 de outubro de 2006.

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor-Presidente, determino a
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 06/11/2006

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação de Cursos - SP

Curso: Higiene e Limpeza em Serviços de Saúde (Código CP 02) NR 32 - Contribuindo para o Controle das Infecções Hospitalares
Data: 23/11/06 (Quinta-Feira) - Horário: 09h00 às 18h00 -
Almoço: 12h00 às 13h00
Local: Paulista Classic Flat Service - Rua Bela Cintra, 672 - Cerqueira César - São Paulo/SP - Mapa (clique aqui)
Instrutora
Silvana Torres - Consultora em Higiene Hospitalar há 19 anos, é Enfermeira Graduada pela Escola de Enfermagem da USP, Licenciatura em Enfermagem na USP, Especializada em Controle de Infecção Hospitalar - São Camilo, Especializada em Administração Hospitalar - São Camilo, Pós-graduação em "Desenvolvimento Organizacional" e "Enfoque Sistêmico na Administração" pela FEA - Faculdade de Economia e Administração da USP, Docente do SINDHOSP - Sindicato dos Hospitais do Estado de
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 06/11/2006

Ver o debate

EPI, EPC, Precauções e Isolamentos
Equipamentos de Proteção Individual - Coleta de roupas em expurgos

Olá Pessoal!!

Nós da equipe de Segurança do Trabalho, estamos preocupados com o pessoal que coleta roupa possivelmente "contaminada" nos expurgos das unidades de internação, UTI, Centro Cirúrgico etc. para transporta-la até ao setor de processamento de roupas.
Nossa dúvida é se esses colaboradores necessitam de usar respiradores PFF2 e óculos de proteção no momento da coleta, saliento que as roupas sempre estão em sacos de plásticos fechados pela enfermagem, após são colocados em carrinhos e transportados até a área de roupa contaminada para ser realizada a separação das roupas por sujidade, ali sim, o pessoal usa não só o respirador PFF2, óculos de proteção e luvas, bem como roupa adequada para a atividade.
Alguém tem essa experiência e gostaria de compartilhar?
Abraço
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 06/11/2006

Ver o debate

Legislação e normatizações
Adicional de Insalubridade

Bom dia...

Estou orçando o PPRA e LTCAT - 2006 e surgiram algumas discussões referente a insalubridade, qual gostaria de compartilhar da opnião dos colegas da lista de discussão.

. Os setores Recepção, Serviço Social e SND (em especial copeira e cozinheira), são considerados insalubre???

. Como vocês interpretam "contato habitual e permanente, não eventual nem intermitente" para os casos acima???

Atc

Sergio Sanches

[ Riscobiologico.org - PPRA = Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e LTCAT = Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho ]

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 03/11/2006

Ver o debate

Anterior | 621 | 622 | 623 | 624 | 625 | 626 | 627 | 628 | 629 | 630 | Próxima
Primeira | Última
 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom