Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão por E-mail Riscobiologico.org:
Hepatites virais Hepatites - Exames de admissão, periódico e demissional
Boa noite a todos,
Gostaria de saber quais exames devem ser realizados pelos profissionais de saúde com relação a hepatite B e C nos exames de admissão,periódico e demissional.
Suely
Técnica em Segurança do Trabalho
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Riscos ocupacionais não-biológicos Riscos não biológicos - Quimioterapia
Colegas do grupo,
Gostaria da opinião de vocês quanto aos serviços de quimioterapia que o hospital que trabalho estará iniciando.
1) Necessita de chuveiro de emergencia e lava olhos?
2) Qual a classificação de insalubridade?
Tenho certeza que muitos de vocês já tem esta atividade e poderão me auxiliar nesta momento. Estamos contratando empresa para realizar PPRA e enquadrar nova atividade.
Adriano
Departamento de Segurança e Serviços
HSP-Araraquara.
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Resíduos de Serviços de Saúde Resíduos de Serviços de Saúde - Gerenciamento de fluxo
Prezados senhores,
Como quase todos gestores de resíduos, tenho problemas com espaço para armazenamento de carros coletores de resíduos. No armazenamento temporário, não temos espaço para armazenar além dos carros que recebem os sacos também os coletores para o traslado, desta forma, temos carros coletores de 700 litros em uma área reservada para os mesmos próximo ao abrigo externo e em horários definidos a coleta dos resíduos é realizada em separado (resíduos comum, reciclável, infectante e químico) e desta forma o coletador segue até os abrigos temporários faz a transferências dos sacos de um carro para o outro e em seguida segue até o abrigo externo onde faz nova transferência, procede com a higienização do carro e então o estaciona
[ + ] Exibir tudo
no local novamente onde o mesmo permanece preparado aguardando a próxima retirada.
Pergunta: quando a RDC 306 coloca que no armazenamento temporário não é permitida a retirada dos sacos dos coletores ali estacionados, quer dizer que este tipo de procedimento está errado? se positivo alguém pode me informar como estão fazendo nos hospitais? Os hospitais que tenho visitado segue a mesma rotina que temos aqui.
Agradeço desde já.
Patrícia
Responsável pelo PGRSS - HUS
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Assuntos diversos Engenharia/Arquitetura - Material de revestimento
Bom Dia!
Sou farmacêutica e faço controle de qualidade de qualidade microbiológico de medicamentos.
Gostaria de saber se posso usar uma mesa de apoio formicada na sala onde faço as análises. Esta sala possui fluxo de ar do tipo turbulento e as análise são realizadas em cabine de fluxo laminar.
Há alguma legislação específica sobre o tipo de material que posso utilizar?
Atenciosamente,
Roxeane Martins.
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Divulgação de cursos e eventos Divulgação de lançamento de livro
Livro orienta sobre gerenciamento de resíduos de serviços de saúde
A Anvisa lançou nesta quarta-feira (21/6) o livro "Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde". O lançamento ocorreu no Expo Center Norte, em São Paulo, no estande da Anvisa, montado durante a realização da Feira Hospitalar.
O manual aborda discussões relativas aos campos institucional, legal, normativo e técnico do descarte e da gestão de resíduos de saúde. Traz também um passo-a-passo sobre a elaboração e a implementação do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).
"Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde" é o quarto livro da Série Tecnologia em Serviços de Saúde e foi elaborado em parceria entre a Anvisa, o Ministério do Meio Ambiente e a
[ + ] Exibir tudo
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
A versão eletrônica está disponível no endereço:
http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/
manual_gerenciamento_residuos.pdf
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Assuntos diversos Uso de capotes por visitantes em unidades de terapia intensiva
Boa tarde a todos.
Gostaria de saber se alguém da lista conhece algum estudo ou tem informação à respeito da não-obrigatoriedade do uso do capote para familiares/amigos de pacientes que estão internados na UTI (durante a visita), pois após pesquisa em alguns hospitais de SP, observamos que muitos já não preconizam mais que os visitantes usem a referida "roupa", apenas que realizem a lavagem ou desinfecção das mãos na entrada e saída deste setor.
Adriana Freitas.
Enfermeira da CCIH
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Assuntos diversos Assuntos diversos - ANVISA / Solventes
Saúdo a todos !!!
Vejam a matéria abaixo que reencaminho.
Apesar de não se tratar de algo que esteja diretamente relacionado com risco de natureza biológica desejo, apenas, levá-los à reflexão.
Há muitos anos atrás um gênio chamado Darcy Ribeiro, lançou um projeto de lei que tornava obrigatória a presença de um componente na fórmula desses produtos que fossem fétidos o suficiente de modo que não fossem agradáveis ao serem inalados. O que ocorreu ? Um lobby fortíssimo da indústria química derrubou o projeto . Claro !!!!!!!! Assim nossas crianças continuam a cheirar cola de sapateiro e os capitães-de-indústria cada vez mais ricos às custas da desgraça alheia.
Assim foi a luta da famosa multinacional de produtos destinados à alimentação infantil no STF para
[ + ] Exibir tudo
derrubar a obrigatoriedade de informar em seus produtos de que eles não substituem o leite materno . Isso mostra o quanto ela está preocupada com o aleitamento materno !!! E pior !! Com a conivência das sociedades médicas, e de outras categorias profissionais especializadas que aceitam seus anúncios nas revistas técnicas além de encherem os serviços de pediatria, enfermarias, lactários, etc, com suas propagandas.
Assim outra idéia genial de Darcy Riberio foi derubada , a de que todo cidadão era um doador em potencial de órgãos e quem não quisesse ser que colocasse na sua identidade a informação de que não era doador. Derrubaram e , assim, criaram mais trabalho para quem quer doar ou seja este é que tem que informar na sua identidade que é doador!!!
Triste Brasil !!!
Cordiais saudações.
Paulo Roberto Rebello - médico
VISA/EAD-ENSP
DEMQS-ENSP-FIOCRUZ
Proibição de venda de cola e tíner a crianças entra em vigor amanhã
Publicidade
da Folha Online
Um conjunto de novas regras para venda varejista de cola de sapateiro, tíner e adesivos com substâncias inalantes entra em vigor na próxima quinta-feira (15).
Entre as novidades está a proibição da venda de produtos similares a crianças e adolescentes com menos de 18 anos.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em 2004, o Cebrid (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) constatou que os solventes eram a droga mais consumida entre estudantes de todas as classes sociais.
Quem comprar cola de sapateiro e tíner no varejo a partir de quinta deverá se identificar.
Será preciso preencher uma ficha elaborada pela Anvisa com dados como número do RG e assiná-la.
Os produtos também passam a ser controlados mais de perto. Com as novas regras, passa a ser exigida a fixação de um número individual em cada uma das embalagens. O número deverá constar da nota fiscal.
Outra mudança, que atingiu os fabricantes, exige que os rótulos contenham mensagens de advertência sobre os riscos à saúde como "veneno: perigosa a ingestão ou inalação", segundo a Anvisa.
Os comerciantes tiveram 180 dias para se adaptar às mudanças. O prazo dado aos fabricantes para alterar os rótulos vai até dezembro.
--------------------------------
O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.