E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




EPI, EPC, Precauções e Isolamentos
EPI - Reutilização de Luvas de Procedimento

Bom Dia!

Gostaria de saber se alguem tem alguma informação sobre reutilização de luva de procedimento em laboratório de analises clínicas, para a realização de coleta de material.

Agradeço desde já

Enfa Tatiana
CCIH/RJ

-------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 05/12/2005

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação - Chat sobre NR 32

Não houve tempo de avisar na lista, mas vale a pena conferir no arquivo de chats do site CCIH.med.br, o chat com nosso colega Dr. Paulo Roberto Leal, que contou também com a participação do Dr. Aizenaque Grimaldi de Carvalho, presidente da Sociedade Paulista de Medicina do Trabalho - Foi realizado no último dia 30 !

O endereço é:

http://www.ccih.med.br/chat/chat.html

Equipe Riscobiologico.org

Saúde do trabalhador da Saúde

A cada crise institucional que passa nosso país, a sociedade vai aprofundado seu conhecimento sobre os meandros do poder, particularmente as interfaces entre política e jogos de interesses, que para não comprometer a credibilidade das instituições exige progressiva transparência em suas decisões. Até que ponto este panorama se repete na
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 02/12/2005

Ver o debate

Infecção pelo HIV/AIDS
Infecção pelo HIV/AIDS - Co-infecção com Hepatite C

1o DE DEZEMBRO DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

* Cerca de 40 milhões de pessoas no mundo estão infectadas pelo vírus HIV, de acordo com dados da UNAIDS.

* No Brasil, há 600 mil portadores soropositivos, segundo levantamento feito pelo Programa Nacional DST/AIDS

* Desses, 30% (180 mil) também podem estar infectados por um outro agente infeccioso: o vírus C, uma doença que afeta o fígado e pode ser fatal se não diagnosticada e tratada precocemente.

* A co-infecção pelos vírus C e HIV tornou-se um dos mais graves problemas de saúde pública do Brasil, uma vez que a doença hepática passou a ser a principal causa de morte entre os portadores do vírus HIV também infectados pela hepatite C.

* Nos indivíduos soropositivos, a
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 02/12/2005

Ver o debate

Infecção pelo HIV/AIDS
Infecção pelo HIV/AIDS - Histórico

Cronologia da aids
Fonte: AFP e Programa de DST/Aids do Ministério da Saúde brasileiro.

Cronologia de eventos importantes na história da epidemia de Aids:

- Décadas de 1920 ou 1930s (especulação): O vírus da imunodeficiência símia (SIV), que destrói as células do sistema imunológico destes animais, salta a barreira das espécies para os humanos, depois que um caçador na África Oeste-central é mordido por um animal infectado ou manuseia carne infectada.

- 1978: Homossexuais dos Estados Unidos e da Suécia começam a apresentar os primeiros sinais de uma doença desconhecida, que mais tarde seria chamada de Aids.

- 1981: Oito jovens homossexuais de Nova York são diagnosticados com Sarcoma de Kaposi, um câncer de pele que normalmente afeta idosos, enquanto
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 02/12/2005

Ver o debate

Informes e contatos
Informe Riscobiologico.org – Congresso Brasileiro de Infectologia

Prezados colegas,

Informamos que já estão disponíveis no site (www.riscobiologico.org) os resumos de trabalhos, apresentados no Congresso Brasileiro de Infectologia que terminou hoje em Belo Horizonte, relacionados ao tema "Riscos biológicos para trabalhadores da área da saúde".

Estão também disponíveis os slides apresentados pelos palestrantes na Mesa Redonda sobre Acidentes Ocupacionais com Material Biológico (realizada no dia 29/11):

=== Monitoramento de acidentes com exposição a material biológico
=== Alcyone Artioli Machado

=== Vacinação do Profissional de Saúde
=== José Geraldo Leite Ribeiro

=== Risco Sanitário Hospitalar: Projeto Riscobiologico.org
=== Cristiane Rapparini

E também a aula do Prof Eduardo Alexandrino Medeiros sobre Prevenção de Infecção associada à Assistência à Saúde: Isolamento, também apresentada no dia 29.

Agradecemos muito aos palestrantes pela autorização e disponibilização
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 01/12/2005

Ver o debate

Legislação e normatizações
Legislação NR32 - Uso de adornos

boa tarde caros colegas de lista

estou com dúvidas quanto ao ítem

32.2.4.5: cabe ao empregador vedar o uso de adornos...

o que são adornos para vocês?
- Piercing? Onde? nariz, labios, lingua, supercilio, umbigo, etc.
- Brincos: quantidade, tamanho (discretos?)
- Anéis: quntidade, tamanho (discretos?)
- Pulseiras; Quantidade, tamanho.

Não sei se devo vedar o uso de todos ou de alguns.O que vocês acham?

abraços
Valter

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 01/12/2005

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação de evento científico - Pará

Srs Participantes da Lista,

estamos a uma semana da I Jornada Paraense de Epidemiologiae Controle das Infecções a ser realizada no período de 05-07 de dezembro próximo com organização da Associação Paraense dos Profissionais em Controle das Infecção Hospitalar.

Para nós, o evento assume importância core. POr favor adiante a informação, e caso necessário, 91-32016625/aspacih@globo.com

Agradecimentos,

Lourival Rodrigues Marsola

Presidente da Jornada

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 30/11/2005

Ver o debate

Imunizações
Imunizações - Hepatite B x Imunossupressão

Caros listeiros
Faço controle dos funcionários que realizaram vacina da hepatite B, porém um funcionário teve carcinoma de mediastino há dois anops e após as quimioterapias,está com a imunidade muito baixa para hepatite B (abaixo de 10), o que fazer? Refazer as doses de vacina.
Uma ou três?
Obrigado
Carla Sfreddo
Enfermeira do Trabalho

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 30/11/2005

Ver o debate

Material bilbiográfico e educativo
Material bibliográfico - Reprocessamento de materiais

gostaria de saber se existe algum manual mais atualizado sobre reprocessamento de materias médicos , o ultimo do MS é de 1994

Mensagem encaminhada pela colega Monica

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail


Enviada em 29/11/2005

Ver o debate

Riscos ocupacionais não-biológicos
Riscos não-biológicos - Quimioterápicos x Vazamento

QUAL O RISCO DE NA INFUSÃO DE QUIMIOTERAPICO O EQUIPO COM A MEDICAÇÃO EM BOMBA ROMPER DEIXANDO VAZAR O MEDICAMENTO.
EXISTE RISCO DE SE TRANSPORTAR ESTE EQUIPO COM MEDICAÇÃO QUIMIOTERAPICA PARA OUTRO LUGAR SEM PARAMENTAÇÃO?

Mensagem encaminhada pela colega Corina

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 29/11/2005

Ver o debate

Anterior | 681 | 682 | 683 | 684 | 685 | 686 | 687 | 688 | 689 | 690 | Próxima
Primeira | Última
 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom