E-mail  |  Cadastro   |  Login   |  Mapa do Site  |  Home
Busca
Biointeratividade > Discussão por email > Discussão
Discussão  Voltar

Selecione uma das categorias abaixo para navegar pela Lista de Discussão
por E-mail Riscobiologico.org:




Legislação e normatizações
Legislação - Aposentadoria especial

Colegas

Gostaria de esclarecer uma dúvida em relação à aposentadoria especial. Com a alteração do anexo IV do decreto da previdencia, em relação aos riscos biológicos, há enquadramento para os coletadores de lixo? É considerado neutralização com o uso do EPI para fins de não enquadramento?
Gostaria de esclarecer estas dúvidas.
Um abraço
Vera Lúcia

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 11/11/2005

Ver o debate

Esterilização, desinfecção, antissepsia
Esterilização - Indicador biológico

Oi! Pessoal!

Gostaria de saber se alguém tem experiência ou algum artigo que mostre a possibilidade de estar incubando o tubete do teste biológico de autoclave, em uma estufa comun, que não seja a do fabricante do tubete, e que nos dê garantia do resultado. Pergunto isso porque fui abordadda por um Diretor de Unidade que obteve essa informação de outro colega, onde ele realiza esse procedimento na sua Unidade. Encaminhei essa pergunta a ANVISA, mas não obtive resposta.

Eliane

gomesane@yahoo.com.br

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 10/11/2005

Ver o debate

Legislação e normatizações
Legislação NR 32 - Lacunas em debate

Aos companheiros da lista do Risco Biológico

Incentivado pela minha amiga Célia, venho colocar neste fórum um questão que julgo da maior relevância que é a nossa NR-32, tão esperada por todos os profissionais de saúde.

A nossa NR-32 foi aprovada pela Comissão Tripartite Partidária Permanente (CTPP) do Ministério do Trabalho, esta norma regulamenta as condições de segurança em estabelecimentos de assistência à saúde (EAS). O texto vinha sendo discutido desde o ano passado e está em eminência de ser publicado. Com a nova norma os
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 10/11/2005

Ver o debate

Material bilbiográfico e educativo
Material bibliográfico - Infecção na assistência a Saúde

Sou terapeuta ocupacional da SMS, atuando em enfermarias, dentre estas, em um hospital especializado em idosos, que com seu período de internação mais prolongado, é evidente a abertura de ulceras de pressão em calcâneos, região sacra, orelhas,....
É feito um trabalho de mudança de decúbito, orientações aos cuidadores, posicionamento no leito,....
Em outro hospital q trabalho, em enfermarias de clínica médica, vemos a efícácia de materiais para alivio de pressão nessas regiões. Utilizamos adaptações de espuma, individuais, não circulando entre pacientes, oq não ocorre o risco de infecção cruzada.
Solicito, se possível, o envio de algum texto comprovando q este material não causa risco de infecção pro paciente, sendo este material, envolvido com atadura, retirada todo dia, e se molhar, substituído.
No outro
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 10/11/2005

Ver o debate

Resíduos de Serviços de Saúde
Resíduos de Serviços de Saúde - Produtos Químicos

Olá pessoal.

Venho observando que diversas soluções utilizadas nas centrais de materiais e serviços de higiene das instituições de saúde estão sendo descartadas diretamente na rede de esgoto.

Entre estas soluções temos, desinfetantes (fenóis, aldeidos, cloro, etc), detergentes enzimáticos, PVPI e álcool.

Quanto ao glutaraldeido, sei que sairá em breve ("brevíssimo") orientações quanto ao acondicionamento e descarte desta solução, pela ANVISA.

Quanto aos outros produtos, não tenho conhecimento se há alguma orientação ou estudo mostrando o quanto estes materiais são nocivos ao ambiente e o que deve ser feito para evitar a degradação ambiental.

Acho que é um tema interessante de continuar pensando e buscando uma solução, caso esta ainda não exista.

Podemos trocar algumas "figurinhas"?

Um forte abraço
Yolanda
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 10/11/2005

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação de Cursos - Curitiba

Prezados Colegas do Risco Biológico

No próximo sábado darei dois cursos de Biossegurança voltado para os profissionais de Odontologia.

ABO-Curitiba - maiores informações pelo telefone 41-3028-5808.

Serão fornecidos Manuais de Biossegurança para Odontologia recém publicado (105p), para os participantes.

Manhã: 10h às 12h para dentistas.
Tarde : 14 às 18 para Auxiliares Odontológicas.

Abraços
Liliana
Liliana Junqueira de Paiva Donatelli
Bióloga CRB 18469/01-D
Consultora de Biossegurança em Saúde
Mestranda em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP
Tel 0XX14-3224-1003 cel 0XX14-97715273
Email
lilianadonatelli@uol.com.br

Tópicos do Curso:

Biossegurança em Odontologia
- Conceitos
- Legislação - Exigências:
Adequando seu consultório à legislação vigente
- Padronização - Rotinas:
- Controle de Infecção Cruzada

Conceitos

Principais doenças

Medidas de Prevenção: Como evitar a transmissão de doenças entre pacientes e proteger a sua equipe
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 09/11/2005

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação de Curso

Ensino a distância
Web-resol

Próxima turma do curso:
Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde
Dia 21 de Novembro de 2005

Valor: R$ 270,00
Ao matricular-se no curso escolha a instituição Web-Resol

Nossos Objetivos
Com a realização de cursos a distância, utilizando a Internet como meio de comunicação, a Web-Resol - Instituto para Democratização de Informações sobre Saneamento Básico e Meio Ambiente complementa sua página Resíduos Sólidos (www.web-resol.org) e amplia a missão de contribuir para a capacitação de pessoas que trabalham diretamente com estes temas.

Queremos, pouco a pouco, colocar no ar cursos sobre muitos assuntos, e que deverão abranger, inicialmente, setores específicos da Gestão de Resíduos e também da Gestão Ambiental. Estes cursos, na medida do possível, deverão ter um caráter eminentemente prático, serem de curta
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 09/11/2005

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação de evento científico - Pará

Caros participantes do Risco Biologico.

Divulgamos e solicitamos divulgação da I Jornada Paraense de Epidemiologia e Controle das Infecções realizado pela Associação Paraense dos Profissionais em Controle da Infecção.

Será oportunidade para discutirmos as diretrizes no Pará e região Norte e bem como a realidade vivida pelos Hospitais locais.

teremos um simpósio satélite abrangendo acidentes com material biológico e outro sobre Gripe Viária.

Período de 0507 de dezmbro de 2005 no Centro de Convenções Tancredo Neves.

As inscriçoes para a Jornada e Trabalhos Científicos já estão abertas.

Informações: 91-99022090/91-3201-6625 ou pelo email aspacih@globo.com;
lrmarsola@globo.com; ccihujbb@ufpa.br

Obrigado

Lourival Marsola

--------------------------------

O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.


Enviada em 09/11/2005

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação de Curso - RJ

Prezados Participantes da Lista Riscobiologico.org,

Gostaríamos de divulgar o curso de "Biossegurança aplicada a Laboratórios de Saúde Pública" que será realizado de 10 a 14 de abril de 2006 no INCQS / Fiocruz (folder anexo em pdf).

Estamos divulgando com antecedência, tendo em vista o período de festas de fim de ano, férias coletivas etc.

Aguardamos a presença de todos, até lá,

Fernando A. R. do Prado
Coordenador da Comissão Interna de Biossegurança
cibio@incqs.fiocruz.br
(21) 3865-5104

[ Riscobiologico.org - Como não enviamos anexos na lista de discussão, o conteúdo do folder anexado foi descrito no corpo desta mensagem. ]

Curso Lato Sensu
Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária

Biossegurança aplicada a Laboratórios de Saúde Pública
Coordenação : Fernando A. R. do Prado / Equipe
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 08/11/2005

Ver o debate

Divulgação de cursos e eventos
Divulgação de evento científico

Promoção de Saúde do Trabalhador será tema de fórum e seminário

O Centro Brasileiro de Segurança e Saúde Industrial vai realizar quatro eventos com o apoio da FUNDACENTRO: o Fórum "Capacitação do Profissional de Segurança e Saúde no Trabalho para se Tornar um Promotor de Saúde", em dezembro de 2005 (dias 8, no Rio de Janeiro, 10, em S. Paulo, e 15, em Porto Alegre).

Em 2006 será a vez do 6º Seminário Internacional de Atualização em Segurança e Saúde no Trabalho, de 5 a 7 de abril, em S. Paulo.
Mais informações:
www.cbssi.com.br/eventos.htm

Para acessar o folder do seminário clique aqui:
http://www.fundacentro.gov.br/maladireta/arquivos/
/CBSSI_6º%20SEMINÁRIO_2006.doc

Para acessar o folder do fórum::
http://www.fundacentro.gov.br/maladireta/arquivos/CBSSI_FÓRUM%20SOBRE%20PROMOÇÃO
%20DE%20SAÚDE%20EM%20SP%20E%20RS.doc

--------------------------------

O conteúdo das mensagens
[ + ] Exibir tudo


Enviada em 08/11/2005

Ver o debate

Anterior | 681 | 682 | 683 | 684 | 685 | 686 | 687 | 688 | 689 | 690 | Próxima
Primeira | Última
 
Discussão por email
O que é a lista de discussão?
Formulário
Discussão
 
 


 
 


Riscobiologico.org - Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.          criação: AldeiaCom