Diretrizes para enfrentamento das meningites até 2030
Define diretrizes para o desenvolvimento de ações estratégicas e atividades, nas três esferas de gestão do SUS, para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS), das vigilâncias epidemiológica e laboratorial, da imunização e da comunicação, visando à redução de casos e óbitos de meningites bacterianas imunopreveníveis.
Centro Cirúrgico e CME Cirurgia - Adornos estéticos por pacientes
Nota Técnica sobre adornos estéticos
Elaborada em 6 de novembro de 2024.
A Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e sua Comissão de Normas Técnicas (CNT) vem informar à comunidade médica sobre as diretrizes referentes ao uso de adornos estéticos por pacientes.
ALERTA DE EVENTO NACIONAL para a Rede CIEVS e NHE - Nº 11 | 08 DE NOVEMBRO DE 2024 Aumenta número de casos de doença invasiva por Streptococcus pyogenes no Paraná Disponibilizado em https://www.riscobiologico.org/lista/20241113_01.pdf
Nota Técnica Conjunta nº08/2024 -DIVE/CEMPI/LACEN/SUV/SES/SC Assunto:Vigilância das doenças invasivas causadas por Streptococcus pyogenes https://dive.sc.gov.br/phocadownload/notas-tecnicas/notas-tecnicas-2024/Nota_tcnica_conjunta_08_2024.pdf
Equipe Riscobiologico.org
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Áreas de apoio Áreas de Apoio - Sala de Utilidades
Discussão sobre sala de utilidades limpa e suja
Bom dia,
Amigos, gostaria de abrir uma discussão sobre o uso de sala de utilidades suja para uso de lavagem de utensílios, como um papagaio, assim como salas de utilidades/abrigo temporário de resíduos para tal finalidade.
Vocês acham que esse serviço pode ser realizado em ambas as salas?
Atenciosamente,
Taciana Elisabete Nascimento Leoncio Líder De Meio Ambiente, Sustentabilidade E Jardinagem Gestao Ambiental
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Legislação e normatizações Fiscalização - Risco de acidentes de trabalho e incêndios
Fiscalização em Salvador revela risco de acidentes de trabalho e incêndios na saúde
"Oito grandes hospitais de Salvador estão passando durante toda esta semana por um pente-fino para verificação do cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho.
Trata-se do projeto Melhor Prevenir, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) que reúne diversos órgãos e entidades para a realização de fiscalização conjunta e integrada, que se desdobra em notificações, autuações, inquéritos e ações judiciais, mas que busca a correção de falhas no cumprimento das normas previstas na legislação brasileira para cada setor produtivo."
"O Relatório Global de Tuberculose é uma publicação anual da OMS que fornece uma avaliação abrangente e atualizada da epidemia de tuberculose e do progresso na resposta a essa doença em nível global, regional e nacional. A edição de 2024 destaca que a doença provavelmente voltou a ser a principal causa de morte por um único agente infeccioso no mundo, após três anos em que foi substituída pela doença do coronavírus.
O relatório de 2024 revela que mais de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose anualmente, com um aumento contínuo desde 2021. A OMS e todos os Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometeram a acabar com a epidemia de tuberculose até 2030, conforme estabelecido na Estratégia "End
[ + ] Exibir tudo
TB" e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O documento abrangeu seis temas principais sobre a tuberculose: carga da doença; diagnóstico e tratamento; prevenção e rastreio; financiamento; acesso à cobertura universal de saúde e enfrentamento dos determinantes de saúde; e pesquisa."
Notícia do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/aids/pt-br/assuntos/noticias/2024/outubro/brasil-se-destaca-na-ampliacao-da-cobertura-de-tratamento-para-tuberculose
Boletim da OMS: https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/379339/9789240101531-eng.pdf
Equipe Riscobiologico.org
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Doenças emergentes, alertas sanitários Surtos de Endoftalmite
Nota Conjunta ABIH e SBI sobre Surtos de Endoftalmite
A Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (ABIH) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) publicaram uma Nota Conjunta sobre os recentes surtos de endoftalmite registrados em serviços de saúde no Brasil.
Disponível em https://abih.org.br/down/nota_conjunta_surtos_endoftalmite_abih_sbi_30_out_2024.pdf
Equipe Riscobiologico.org
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.
Legislação e normatizações Inspeção Sanitária em Serviços de Saúde
Apresentação do POP-O-SNVS SSIS - 002 - Condução de Inspeção Sanitária em Serviços de Saúde
"A inspeção em serviços de saúde, sujeitos à Vigilância Sanitária (Visa), tem como foco a verificação e o cumprimento dos requisitos de Boas Práticas de Funcionamento de Serviços de Saúde e demais determinações previstas na legislação sanitária vigente aplicável.
É um processo que promove a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, bem como, é capaz de avaliar a aplicabilidade das regulamentações, além de constituir os alicerces do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
Considerando o que dispõe a legislação vigente, este procedimento operacional padrão (POP) estabelece passos básicos a serem seguidos na realização de qualquer inspeção para fins de verificação do cumprimento das Boas Práticas de Funcionamento em
[ + ] Exibir tudo
Serviços de Saúde."
Webinar realizado pela ANVISA disponível em https://youtu.be/NC-9ZGimtOM
Equipe Riscobiologico.org
------------------------------------------------------- O conteúdo das mensagens é de inteira responsabilidade do autor do e-mail.